Durante o evento, será apresentada a análise setorial do ensino

superior por regiões de governo

O Semesp, entidade que congrega mantenedoras de ensino superior do Brasil, apresenta na 14ª edição das Jornadas Regionais em Ribeirão Preto, que será realizada no Hotel Araucária Plaza, amanhã (05.06), “Panorama, Tendências e Indicadores de Qualidade” do setor das Regiões de Governo de Ribeirão Preto, São Carlos, Araraquara, Franca e São Joaquim da Barra, compostas por 74 municípios.

O evento é realizado anualmente pelo Semesp, em várias regiões do estado de São Paulo, com os objetivos de se aproximar das Instituições de Ensino Superior e levar orientação especializada para o setor, contribuindo para o aprimoramento da educação acadêmica.

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, antecipa alguns indicadores que serão divulgados durante o evento. Apesar da crise econômica que o país sofre desde 2015 e as progressivas reduções na oferta de vagas do Financiamento Estudantil – Fies, o número de matrículas nas instituições de ensino superior, cursos presenciais, na Região de Governo de Ribeirão Preto manteve-se praticamente estável (-0,6%). Já as Regiões de Governo de São Joaquim da Barra, Franca, Araraquara e São Carlos registraram queda de 1,4%, 1,8%, 2,2% e 14,6% respectivamente. Enquanto o Estado de São Paulo e o Brasil apresentaram redução de 4,5% e 2,6%.

O número de ingressantes, cursos presenciais, foi negativo nas Regiões de Governo de Ribeirão Preto (-0,5%), Franca (-7,9%) e Araraquara (-8,9%). Já as regiões de São Carlos e São Joaquim da Barra tiveram aumento expressivo de 8,2% e 38%. No Brasil o percentual de ingressantes ficou negativo em 4,9% e no Estado de São Paulo não houve alteração.

Seguindo os cenários no Estado de São Paulo (9,9%) e no Brasil (8,4%), houve aumento no número de matrículas nos cursos a distância (EaD) em todas as regiões: Ribeirão Preto 4%, São Carlos 22,2%, Franca 15,7%, Araraquara 8,8% e São Joaquim da Barra 9,4%.

Em ingressantes, cursos EaD, a variação também foi positiva Ribeirão Preto 51%, São Carlos 35%, Araraquara 15,5%, Franca 11,6% e São Joaquim da Barra 6,3%. Os índices também foram positivos no Brasil (23,3%) e em São Paulo (34,9%).

De acordo com o diretor do Semesp, os cursos a distância são procurados pelas pessoas de faixa etária mais elevada, a maioria está acima de 29 anos. Enquanto o público que procura os cursos presenciais é, na maioria, composto por jovens de até 24 anos. “Os cursos a distância têm sido muito interessantes para as pessoas que não tiveram a oportunidade de fazer um curso superior quando saíram do ensino médio. Além da flexibilidade de horário e de não ser necessário o deslocamento diário para a faculdade, os valores das mensalidades são mais acessíveis e tornam os cursos mais atrativos para as pessoas que querem crescer profissionalmente ou mesmo aumentar as suas chances de empregabilidade”, explica Rodrigo Capelato.

A apresentação do Panorama também englobará os números de evasão, concluintes dos cursos presenciais, tecnológicos e EaD, cursos mais procurados, migração dos estudantes, perfil dos alunos, nota de corte e mensalidade média, dados do Fies 2018, entre outros.

Ao longo da programação, que será dividida em dois blocos, “Regulação, Supervisão, Avaliação e Qualidade” e “Análise de Mercado, Comunicação digital e Inovação”, especialistas vão abordar os temas Mudanças na legislação e os impactos para as IES: Decreto 9.235/17 e as Portarias Regulamentadoras; Novos Instrumentos de Avaliação: como organizar a IES para obter melhores resultados nos processos avaliativos; Comunicação digital como estratégia de captação e retenção e Como sensibilizar a área acadêmica e engajar os professores em processos de inovação que gerem mudanças institucionais.

Serviço

Data: 05 de junho

Horário: das 08h30 às 17h30

Local: Hotel Araucária Plaza

Rua João Penteado, 2103 – Jardim América

Programação

 8h30 às 9h30 – Credenciamento e Welcome Coffee

9h30 às 9h45 – Abertura

9h45 às 10h30 – Diálogos e Perspectivas

Mediador: Edimilson Cardial, presidente da Editora Segmento

Participantes: Bruno Franzmann, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado do Grupo A, Augusto Guimarães, executivo de Negócios da CRM Educacional, Marcus Aquenaton, CEO da Planeta Y, Fábio Cespi, diretor Comercial da Lyceum, Leonardo Maciel, gerente Comercial da Creduc, Caio Raya, diretor Executivo da Cobrafix, Mário Thurler, diretor Regional da Canvas, Gustavo Tavares, consultor Comercial da Fundacred.

10h30 às 13h00 – Bloco 1 – Regulação, Supervisão, Avaliação e Qualidade

Mudanças na legislação e os impactos para as IES:  Decreto 9.235/17 e as Portarias Regulamentadoras
Palestrante: José Roberto Covac – Diretor Jurídico do Semesp

Novos Instrumentos de Avaliação: como organizar a IES para obter melhores resultados nos processos avaliativos
Palestrante: Inês Confuorto – Coordenadora de Planejamento Acadêmico da Pró-Reitoria e Pesquisadora Institucional da UNICSUL

13h00 às 14h30 – Almoço

14h30 às 17h00 – Bloco 2 – Análise de Mercado, Comunicação digital e Inovação

Análise do Mercado Regional  – Riscos e Oportunidades
Palestrante: Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do Semesp

Comunicação Digital como estratégia de Captação e Retenção
Palestrante: Glauson Mendes – SADEBR

Como sensibilizar a área acadêmica e engajar os professores em processos de inovação que gerem mudanças institucionais
Palestrante: Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva – Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia do UNISAL – Unidade de Lorena

17h00 – Encerramento e Bye Bye Coffee

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Semesp congrega um grupo expressivo de mantenedoras do Brasil e tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica, o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ e http://uc.semesp.org.br/.

Mídias Sociais

www.facebook.com/semesp/

https://www.linkedin.com/company/semesp

https://www.youtube.com/user/VideosSemesp

www.instagram.com/semespoficial/

Atendimento à Imprensa

Roseli Ramos

Convergência Comunicação Estratégica

11 2069-4419

11 97237-8237