O Campus Campinas (Unidade Cambuí) da Universidade São Francisco (USF) sediou nessa terça-feira (dia 19) o lançamento da 1ª edição da Revista Ensaios Pioneiros, publicação desenvolvida pela Rede Pioneira do Semesp, formada pelas USF, Unifeob e Uniararas para divulgar artigos científicos entre as Instituições de Ensino Superior (IES).

O evento contou com a participação de representantes de todas as instituições, entre eles o da Mantenedora da Universidade São Francisco (USF), Frei Thiago Alexandre Hayakawa; a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Iara Andrea Alvares Fernandes; o pró-reitor de Administração e Planejamento, Adriel de Moura Cabral; a coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), professora Simone Cristina Spiandorello e o diretor do Campus Campinas, Fernando Cesar Gentile. “O nome da publicação nasceu das próprias instituições, que com a maturidade adquirida com as reuniões criaram grupos de trabalho e descentralizaram a dinâmica da Rede. Esses grupos de trabalho são formados por representantes de cada instituição e hoje são responsáveis por organizarem os projetos que, posteriormente, são aprovados pelos dirigentes das instituições”, conta o diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp, prof. Fábio Reis.

A pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão destacou a importância do trabalho em conjunto de todas as Universidades para o nascimento da revista. “É a concretização de um sonho que se faz quando todo mundo sonha junto. Agradeço a parceria, em especial aos editores, que são as pontas em cada uma das instituições e também aos autores dos artigos” afirmou a professora Iara Fernandes.

Em seu número 1, volume 1, a Revista Ensaios Pioneiros traz 13 artigos de diferentes áreas do conhecimento, resultado do trabalho desenvolvido por alunos e professores da Rede Pioneira. “A cada dia me surpreendo com as possibilidades que essa Rede oferece as universidades. Essa sinergia que o grupo construiu supera qualquer desafio e essa revista é um exemplo. A possibilidade de troca no campo acadêmico e administrativo é muito grande. Agradeço ao Semesp por ter provocado essa ideia de redes”, afirmou o pró-reitor acadêmico da Unifeob, José Roberto Junqueira, representando o reitor, João Otávio Bastos Junqueira.

A Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA), professora Iara Lúcia Tescarollo, uma das editoras da publicação, ressaltou o entusiasmo de se lançar uma revista científica. “Em sua essência é um convite ao debate público, no sentido de realização da finalidade maior de uma revista: permitir um diálogo que produza dissensos e consensos, fundados nos princípios e métodos científicos”, destacou.

Para o reitor da FHO Uniararas, José Antônio Mendes, o lançamento da revista é resultado da troca de conhecimento das instituições de ensino. “A gente comunga com o que temos de bom, com a troca de saberes e informações, com isso todos nós ganhamos. A revista é o fruto concreto desse trabalho. A Rede Pioneira, de fato cresce, sendo sinônimo de trabalho e esforço”, afirmou.

A revista Ensaios Pioneiros pode ser acessada em ensaiospioneiros.usf.edu.br/ensaios.

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse https://www.semesp.org.br/site/. Mídias Sociais: Facebook: https://www.facebook.com/semesp ; Linkedin: https://www.linkedin.com/company/semesp

Atendimento à Imprensa:

Ana Purchio – Assessora de Comunicação/Convergência Comunicação Estratégica – Fones: (11) 2069-4419/cel. (11) 94208-7576.