Um levantamento realizado pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, com base em 18.990 cursos, demonstrou que o reajuste médio das mensalidades dos cursos de nível superior ficou bem abaixo da inflação. O reajuste das mensalidades dos cursos presenciais, para 2016 em relação à 2015, ficou em 7,65%. Enquanto a inflação do período, medida pelo INPC do IBGE, ficou em 11,28%, o reajuste das mensalidades não conseguiu recompor nem 70% da inflação do período.

Segundo o diretor executivo do sindicato, Rodrigo Capelato, “o reajuste médio das mensalidades abaixo da inflação tem pressionado os resultados financeiros das Instituições e caracterizam uma preocupante fragilidade do segmento do ensino superior privado neste início de ano”.

Além do levantamento realizado pelo Semesp, uma pesquisa realizada em grandes cidades, durante o mês de fevereiro, pela Educa Insights, consultoria especializada no mercado de educação, registrou também expressivos descontos praticados pelas instituições, na média em 17%. A cidade de São Paulo apresentou as práticas de descontos mais agressivas, atingindo uma média de 29%, seguida pela cidade de Belo Horizonte com média de 20% de descontos, Brasília com 13% de desconto e Curitiba abaixo de 10%. Os descontos são apenas para matriculas ou limitados ao primeiro semestre. De acordo com Luiz Trivelato, sócio da Educa Insights, “os reajustes das mensalidades não foram suficiente para amenizar os impactos da crise econômica e do FIES sobre o número de novos alunos ingressantes no ensino superior. Com isso, as instituições estão tendo que realizar promoções para atrair mais alunos”.

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/  www.facebook.com/semesp/ https://www.linkedin.com/company/semesp.

Convergência Comunicação Estratégica

(11) 2069-4419 / [email protected]