A estudante de Educação Física das Faculdades de Dracena (Unifadra), Mariana Gonçalves Faria Lima, acaba de concluir um projeto de iniciação científica que mostra o efeito positivo de um programa de relaxamento para melhorar a concentração e aprendizagem e ainda reduzir o estresse de alunos do ensino fundamental e médio em parceria com uma escola privada da região. O trabalho será apresentado no próximo dia 26 de novembro, durante o 16º Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC-Semesp (veja abaixo mais informações sobre o evento).

“O objetivo do presente estudo foi acompanhar o efeito de um programa de relaxamento, o Respiration, para melhorar a concentração de estudantes do ensino fundamental e médio com o uso de ginástica laboral e um composto de exercícios de alongamento, aplicados em 34 pré-vestibulandos, durante aproximadamente 9 meses, com 15 minutos de duração cada aula”, explica Mariana.

Segundo ela, em sua pesquisa, técnicas corporais beneficiam a saúde mental  facilitando a atenção dos jovens. “Com maior concentração, as crianças e adolescentes podem estar melhor preparadas para provas como ENEM e vestibulares, facilitando o seu futuro profissional, o que justifica a importância desse estudo, que pode ser aplicado em diferentes anos escolares e diferentes escolas”.

Os resultados do projeto foram apresentados por divisão de turmas e níveis de aprendizado. A primeira turma do 5º ano do ensino fundamental anteriormente ao teste, a maioria dos alunos encontravam-se na classificação “médio inferior”, já após a intervenção a maioria encontrava-se na “médio”. Também, na segunda avaliação, alguns alunos foram classificados como “médio-superior” e “superior”, classificações anteriormente não existentes. Já a turma do 3º ano do ensino médio, 23,5% dos alunos antes do programa tinham nível de concentração e aprendizado médio, que após os exercícios laborais atingiram nível de classificação médio de 38,2% e médio superior chegou a 20,6%.

Para a orientadora de Mariana, a professora Ana Claudia de Souza Fortaleza, o projeto de iniciação científica foi concluído mas deve se expandir para outras turmas. “Realizamos um questionário sobre o bem estar desses alunos, com respostas simples de ‘sim’ e ‘não’ para observar as opiniões deles em relação ao projeto e elas foram muito positivas. Agora pretendemos estender para outras turmas e medir os níveis de estresse ‘antes’ e ‘depois’ dos exercícios”, conclui.

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científica agrega para as IES um inestimável valor social e institucional.

Na edição de 2015, o CONIC-SEMESP recebeu número recorde de inscrições: 2.116 trabalhos, contra 2.004 em 2014, 1.887 em 2013 e 1.845 em 2012. Os números registram um crescimento de 104% na comparação com a 1ª edição, realizada em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos, confirmando o CONIC-Semesp como o maior congresso de iniciação científica do Brasil. Do total de inscritos, 2.024 trabalhos foram aprovados para participação efetiva no Congresso.

Os trabalhos foram produzidos por 3.132 alunos pesquisadores (autores) e orientados por 1.164 professores de 213 instituições de ensino superior de 21 estados brasileiros. Os trabalhos foram divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde (624 trabalhos aprovados – 260 concluídos e 364 em andamento); Ciências Exatas e da Terra (135 trabalhos aprovados – 48 concluídos e 87 em andamento); Ciências Humanas e Sociais (381 trabalhos aprovados – 158 concluídos e 223 em andamento); Ciências Sociais Aplicadas (238 trabalhos aprovados – 113 concluídos e 125 em andamento)  e Engenharias e Tecnologias (322 trabalhos aprovados – 98 concluídos e 224 em andamento).

16º CONIC-SEMESP

Faculdade ENIAC

Endereço: Rua Força Pública, 89 – Centro – Guarulhos / São Paulo

Dias: 25 e 26 de novembro de 2016

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4410

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Ana Purchio (11) 94208-7576

(11) 2069-4419 / [email protected] / [email protected]