KleberConicKleber Silva foi 1º colocado em Ciências Exatas e da Terra

e ganhador do prêmio especial pela FMU

“A iniciação científica foi um momento muito importante na minha graduação e uma oportunidade de entrar em contato com conhecimentos que não temos acesso em sala de aula durante o curso regular. Tive o prazer de ser orientado por um professor que sempre esteve acessível e fez de tudo para eu absorver o máximo de cada fase de todo o processo. Minha participação no 12º Conic foi extremamente interessante, pois em cada fase, desde a inscrição até o final do evento, eu fiquei ansioso. Para cada aprovação, desde a pré-seleção dos trabalhos até o momento da apresentação do painel, contei com o apoio de amigos, família e principalmente do meu orientador. E tenho somente a agradecer a todos que confiaram e acreditaram em mim para que eu pudesse chegar ao fim do trabalho e produzir meu primeiro artigo. Ficar em primeiro lugar foi inesperado, principalmente porque haviam inúmeros trabalhos extremamente bons. Ganhar o prêmio especial me surpreendeu ainda mais, mas fiquei muito feliz em ver que conseguimos representar o meu curso e minha faculdade e, principalmente, ver que mesmo  sendo minha primeira iniciação, fizemos um trabalho bacana para alcançar um resultado desses. Mais uma vez  agradeço a atenção de todos do Semesp.”

Kleber Felipe Alberto Reis da Silva
Orientador: Daniel Granato
Sinopse: O chá de folhas de erva-mate é um alimento de baixo custo, alta versatilidade e pode ser consumido tanto de forma quente como fria. É vendido em sachês e possue compostos fitoquímicos com comprovada ação
antioxidante. As indústrias utilizam diversas tecnologias e formulações para o preparo das folhas, fazendo que haja diferenças intrínsecas na composição de chás comerciais. Não há registro de um processo universal, otimizado por meio de técnicas estatísticas, para a extração de compostos fenólicos de folhas de erva-mate tostada (Ilex paraguariensis). O objetivo do trabalho foi otimizar o processo de extração de compostos bioativos a partir de folhas tostadas de erva-mate comercial, utilizando a Metodologia de Superfície de Resposta. A MSR otimizou as condições de extração de compostos fenólicos (incluindo os flavonóides) e atividade antioxidante e teve como resultado uma melhor combinação dos fatores. Também o teor de flavonóides totais mostrou-se altamente correlacionado com a capacidade antioxidante, corroborando pesquisas clínicas de que tal classe de compostos fenólicos é responsável pelos efeitos benéficos do consumo de infusões de erva-mate.