O trabalho “Segurança Alimentar na Merenda Escolar em Instituições Educacionais da Cidade de Santos-SP” das estudantes Wanessa Andrade Pires e Flávia Rocha dos Santos Brito, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), será apresentado na etapa final do 16º Congresso Nacional de Iniciação Cientifica – CONIC, evento anual de incentivo a pesquisa nas instituições de ensino superior realizado pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior.

O projeto traz um estudo sobre o grau de sensibilidade e consciência das pessoas em relação ao uso de agrotóxicos nos alimentos, especialmente nos ingredientes utilizados no preparo da merenda escolar.

Durante dois meses, as alunas estudaram os índices do uso de agrotóxicos no Brasil e fizeram entrevistas com 155 feirantes e consumidores da cidade de Santos. O objetivo geral da pesquisa é reduzir o uso desse tipo de produto nos alimentos da merenda escolar das escolas de Santos (SP), verificar a consciência da população sobre o tema e propor normas e leis que combatam esse uso.

A pesquisa foi realizada em três bairros de níveis socioeconômicos diferentes da cidade de Santos. No bairro no qual o nível socioeconômico era mais baixo apenas uma pequena parte dos entrevistados sabia dizer o que era agrotóxico, além disso, muitos não possuíam ensino médio completo. Nas entrevistas realizadas nos bairros de nível socioeconômico mediano e alto todos os entrevistados souberam dizer o que era agrotóxico, e a grande maioria possuía escolaridade de nível superior.

O Brasil é o país de maior índice de uso de agrotóxico do mundo desde 2008. Como o próprio nome já diz, esses compostos químicos contém ingredientes com elevado grau de toxidade e podem causar sérios problemas de saúde a longo ou a curto prazo.

O projeto será apresentado na sexta sessão do segundo dia do evento (26/11). A edição deste ano do CONIC-SEMESP acontecerá na Faculdade Eniac, em Guarulhos-SP.

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científica agrega para as IES um inestimável valor social e institucional.

Na edição de 2015, o CONIC-SEMESP recebeu número recorde de inscrições: 2.116 trabalhos, contra 2.004 em 2014, 1.887 em 2013 e 1.845 em 2012. Os números registram um crescimento de 104% na comparação com a 1ª edição, realizada em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos, confirmando o CONIC-Semesp como o maior congresso de iniciação científica do Brasil. Do total de inscritos, 2.024 trabalhos foram aprovados para participação efetiva no Congresso.

Os trabalhos foram produzidos por 3.132 alunos pesquisadores (autores) e orientados por 1.164 professores de 213 instituições de ensino superior de 21 estados brasileiros. Os trabalhos foram divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde (624 trabalhos aprovados – 260 concluídos e 364 em andamento); Ciências Exatas e da Terra (135 trabalhos aprovados – 48 concluídos e 87 em andamento); Ciências Humanas e Sociais (381 trabalhos aprovados – 158 concluídos e 223 em andamento); Ciências Sociais Aplicadas (238 trabalhos aprovados – 113 concluídos e 125 em andamento)  e Engenharias e Tecnologias (322 trabalhos aprovados – 98 concluídos e 224 em andamento).

Serviço

16º CONIC-SEMESP

Faculdade ENIAC

Endereço: Rua Força Pública, 89 – Centro – Guarulhos / São Paulo

Dias: 25 e 26 de novembro de 2016

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4410

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Atendimento Imprensa:

Ana Purchio – Assessora de Comunicação

Fone: (11) 2069-4419

Gabriela Dias

Fone: (11) 2069-4419

E-mail: [email protected]