A Universidade Corporativa Semesp inicia no próximo dia 20 de maio, em Campinas, o Programa “Gestão de Pessoas em IES para Coordenadores”, destinado a desenvolver conhecimentos e habilidades dos coordenadores de curso, visando um melhor entendimento dos comportamentos dos indivíduos e o exercício da liderança e gestão de equipes, em busca de resultados de alta performance nas organizações acadêmicas.

O Programa será realizado em dois dias – 20 e 21 de maio –, das 9h às 18h, no Hotel Mercure, e proporcionará por meio de apresentações dialogadas, aplicação de dinâmicas, role play (exercício de simulação) e dinâmicas de grupos, conteúdos e ferramentas para desenvolver a formação crítica do profissional, além de trazer estudos de caso e reunir profissionais experientes da área para compartilharem experiências e conhecimentos.

O curso é ministrado pela gerente de Consultoria em Liderança &Treinamento da Hay Group do Brasil, dra. Marisabel Ribeiro, que tem experiência em consultoria com foco no desenvolvimento humano de profissionais, que atuam no ambiente organizacional, em empresas nacionais e multinacionais, exercendo cargos gerencias e de diretoria, em desenvolvimento de lideranças, gestão de equipes, avaliação de desempenho, gestão de mudanças, pesquisas de clima. “O coordenador de curso tem um papel fundamental e difícil porque precisa saber administrar expectativas do mantenedor, do professor e do aluno. Esse curso atende o mantenedor quando ensina a criar um protocolo de recebimento das comissões do Inep para que todos os cursos sejam bem avaliados, além de projetos acadêmicos inovadores que vão reter talentos. Por outro lado, incentiva os professores estimulando-os a se capacitarem melhor e adotarem metodologias ativas em sala de aula e, por fim, os alunos que ficam mais interessados em cursos com aulas dinâmicas, uso de gamificação e ainda informados da boa avaliação do curso que frequentam”, explica Marisabel.

Segundo o coordenador dos cursos da Universidade Corporativa Semesp, Marcio Sanches, que é também coordenador de MBAs In Company pelo FGV Corporativo e professor de Estratégia Empresarial na EAESP-FGV, FIA e Centro Universitário Toledo, de Presidente Prudente, o Programa surgiu a partir de pesquisa feita com as próprias IES associadas ao Semesp. Para Sanches, “diferentemente das IES estrangeiras, que formam coordenadores de curso pós curso técnico, aqui no Brasil um professor com bom nível técnico, em uma determinada área, faz o caminho inverso e é captado pela instituição para tornar-se coordenador de curso, o que nem sempre funciona porque um técnico pode ser um ótimo professor, mas não necessariamente será um ótimo coordenador de curso”.

Serviço:

Gestão de Pessoas em IES para Coordenadores

Dias 20 e 21 de maio

Local: Hotel Mercure

Endereço: Av. Aquidaban, 400 – Centro

Cidade: Campinas – SP

Inscrições: http://uc.semesp.org.br/site/cursos/gestao-de-pessoas-em-ies-para-coordenadores/

Informações:: [email protected]

Telefone: (11) 2069-4444.

Sobre a Universidade Corporativa Semesp

Criada em junho de 2014, pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior – SEMESP, a Universidade Corporativa Semesp tem como objetivo capacitar e qualificar os profissionais de instituições de ensino superior, difundindo conhecimentos, técnicas e valores considerados fundamentais para o sucesso do ensino superior no Brasil. Desde sua criação já formou e capacitou cerca de 200 profissionais.

Sobre o Semesp:

Fundado em 1979, o Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega mais de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Convergência Comunicação Estratégica

(11) 2069-4419 / [email protected]