Um dos pioneiros da educação privada no Brasil, fundador e presidente do grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que presidiu o Semesp de 2005 a 2021

Prof. Hermes Ferreira Figueiredo ocupou a presidência do Semesp de 2005 a 2021. Atualmente ocupava o cargo de vice-presidente.

É com grande pesar que o Semesp comunica o falecimento de uma das principais lideranças do setor de ensino privado, prof. Hermes Ferreira Figueiredo, aos 83 anos, nesta segunda-feira (26), em São Paulo. Hermes lutava contra um câncer.

O Prof. Hermes era natural de Mirassol, município da região Oeste do estado de São Paulo. Licenciado e bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP), ele foi um dos pioneiros da educação superior privada, setor ao qual ele se dedicou por mais de meio século.

Em 1965, fundou o Colégio Cruzeiro do Sul, que deu origem à Universidade Cruzeiro do Sul, da qual foi o primeiro reitor, ocupando desde 1970 o cargo de diretor-presidente da instituição mantenedora.
Participou ativamente da profissionalização da gestão acadêmica e administrativa da Cruzeiro do Sul, cuja área de atuação foi ampliada para todos os níveis e modalidades de ensino, dando origem ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos maiores e mais relevantes grupos de educação do Brasil.

Confira depoimento do Prof. Hermes Ferreira Figueiredo para o MEESUP

Membro da diretoria do Semesp desde 1993, ocupou o cargo de vice-presidente de 1996 a 2005 e exerceu a presidência de 2005 a março de 2021. Atualmente ocupava o cargo de vice-presidente na nova diretoria da entidade.

De 2019 a abril de 2021 presidiu a MetaRed Brasil, braço da rede global de tecnologia colaborativa que promove conexões entre as universidades ibero-americanas públicas e privadas, facilitando o intercâmbio de boas práticas e promovendo o fortalecimento de alianças e colaboração entre elas.

No Semesp, sob a sua presidência, realizou uma profunda reestruturação e profissionalização, que aumentou sua capacidade de atendimento às necessidades do setor, através de uma prestação de serviços mais abrangente e eficiente, com destaque para a geração de conhecimento na forma de estudos, pesquisas e pareceres voltados para a melhoria da orientação econômica, educacional e jurídica das mantenedoras associadas.

Nesse período, graças à sua firmeza e determinação, a entidade mostrou-se mais empreendedora, dinâmica e inovadora, e ampliou fortemente sua influência na formulação de políticas públicas para a educação superior no Brasil, conquistando voz ativa nas discussões e na busca de soluções com o MEC.

Foi membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior e do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.

Dentre as várias homenagens que recebeu, destaca-se o título de Cidadão Paulistano, outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo.

Casado com Dagmar, deixa os filhos Fábio, Patrícia e Débora e netos.

O velório acontecerá nesta terça-feira, 27 de abril, de 10h até 12h, no Átrio do prédio principal do Campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul, à Rua Regente Feijó, 1295, Jardim Anália Franco. O sepultamento será restrito aos familiares.

Foto Hermes Ferreira Figueiredo

Mais informações para a imprensa
Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
Convergência Comunicação Estratégica
(55 11) 2069-4419 | 97237-8237