Estratégias e Práticas Inovadoras para a Retenção de Alunos

Sueli Cristina Marquesi, da Cruzeiro do Sul, revela na Jornada Regional de Ribeirão Preto como reter alunos nas IES, com o exemplo da engenharia civil

Por que é tão difícil para as IES controlar e medir a taxa de retenção nos cursos das instituições de ensino superior? A reitora da Universidade Cruzeiro do Sul e avaliadora institucional do INEP/MEC, professora-doutora Sueli Cristina Marquesi, apresentou uma solução durante a Jornada Regional de Ribeirão Preto com a palestra “Práticas e Estratégias Inovadoras de Retenção de Alunos”. Como exemplo, ela falou sobre a engenharia civil de sua instituição. “Em 2010 enquanto a engenharia civil tinha taxa de retenção de 71%, segundo o MEC, nós conseguimos chegar a 79%. No primeiro semestre de 2012 a retenção nacional foi de 80% e nós ultrapassamos os 90%.”

A estratégia para alcançar esse índice mais elevado foi a criação de um modelo acadêmico envolvendo todos os gestores em ações que possibilitaram aos graduandos vivenciar práticas construídas em suas realidades. “O nosso modelo de gestão é integrado, não foi importado e nem copiado e dá flexibilidade e independência aos alunos. A carga horária é baseada em 50% de disciplinas presenciais, 30% em optativas e 20% on line e complementares.” Outra inovação foi criar oficinas onde os alunos trabalharam os projetos desde o primeiro até o 10º semestre. “Eles criaram os projetos de engenharia voltados para a sustentabilidade, como construir residências e edifícios e atender comunidades carentes”, finalizou Sueli.