Por Fernando Tadeu Moraes

Fonte: Folha de S.Paulo
Localidade: São Paulo – SP
Data de publicação: 26/03/2018
Editoria: Ciência

Confira na íntegra

 

COMENTÁRIO DO SEMESP

A Capes estabelece critérios rígidos de avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu, que levam em conta aspectos objetivos, principalmente em relação a produção acadêmica. A medida que as IES não os cumpra, independentemente da sua tradição, acabam levando o curso a perder sua recomendação.

Para a USP que tem mais de duas centenas de cursos de mestrado e doutorado é ruim, mas o estrago não é tão grande pois afeta pouco a reputação da instituição.

O complicado é no caso das nossas instituições privadas, que normalmente tem um conjunto de cursos pequeno de pós-graduação stricto sensu. Nestes casos, o descredenciamento do curso pode causar um grande impacto na imagem da IES e afetar fortemente seus projetos de pesquisa e expansão. Por isto as IES privadas precisam estar muito bem informadas e acompanhar minuciosamente os indicadores que geram seus resultados de avaliação. Neste sentido, o Semesp vem insistindo junto a Capes que disponibilize via Universidade Corporativa treinamentos e oficinas que ajudem as IES a melhor se prepararem para responder a estas demandas.

Marcio Rodrigues Sanches

Coordenador da Universidade Corporativa do Semesp