O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), em parceria com a FIAP – Campus Paulista, realizou nesta terça-feira (23) o 4º Seminário de Tecnologia.

Na palestra de abertura, o especialista em Gestão da Educação Tecnológica (SENAC-SP), Gley Fabiano Cardoso Xavier, falou sobre o planejamento estratégico, o mercado educacional, as principais ferramentas para se fazer um bom planejamento estratégico e as funções de cada área nas entidades educacionais.

Segundo o especialista, um planejamento de longo prazo e abrangente, considerando todas as áreas da organização bem como as possibilidades externas, deve ser a base da estrutura de T.I..

“É preciso, antes de começar a delinear um planejamento estratégico, procurar responder questões como por que existimos e para onde vamos; qual é o nosso destino; que crenças orientarão nosso comportamento e como seremos diferentes ao criar valor”, disse.

Xavier finalizou sua exposição dando algumas sugestões para a criação de um planejamento estratégico eficiente: ter conhecimento macro e micro do negócio (constante análise referente ao que o mercado oferece e o que a IES possui, suas fraquezas e fortalezas); direcionamento estratégico (mapeamento anual com controle e monitoração constante de indicadores, além de desdobramento de fatores críticos); montagem de uma base histórica (documentação e análise de tudo que é realizado) e somente no final traçar planos e montar projetos.

Quanto aos desafios futuros, Xavier falou da importância de se considerar os direitos autorais da TI, da escolha adequada de softwares para conteúdo digital, da nova tecnologia em consonância com a situação financeira da instituição; de segurança e boas práticas para disseminação de dados; os novos mercados (a educação a distância tornando-se uma educação moderna, sem esbarrar em normas jurídicas), e a relação entre custo e investimentos.

Gley Fabiano Cardoso Xavier (Senac-SP) fala sobre o planejamento estratégico no 4º Seminário de Tecnologia Semesp/Fiap.