O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior realiza a 8ª edição do seu Seminário de Tecnologia da Informação no próximo dia 8 de novembro,  das 9h às 17h30, na sede do Sindicato – Rua Cipriano Barata, 2.431, no Ipiranga, em São Paulo. A novidade desta edição será a apresentação pelo coordenador do Grupo de TI do Semesp, Prof. César Fava, de uma pesquisa inédita que revelará os principais gaps que as instituições de ensino superior enfrentam no uso de tecnologias.

O estudo teve como objetivo fazer um diagnóstico sobre a utilização de recursos de TI em IES de todos os portes no Brasil e vai apresentar estatísticas sobre o número médio de computadores e links por porte de instituição, a capacidade média de processamento desses links, o número médio de dispositivos que acessam a rede Wi-Fi, se a instituição disponibiliza e-mail para o aluno (Office 365 ou Google Apps for word) e, em caso afirmativo, se por login único pelo nome do aluno ou pelo e-mail ou login genérico.

A pesquisa revela ainda onde está instalado o sistema operacional da instituição de ensino e em que áreas, informando se a IES tem data center próprio ou de terceiros, ou solução em cloud. E detalha que setores das IES utilizam mais sistemas de outros fornecedores, além do número médio de salas multimídia, auditórios e laboratórios informatizados, e os serviços disponibilizados pela internet em Ambiente Virtual de Aprendizagem, entre outros.

O evento, que esse ano terá o patrocínio da Casio, Ficar e Ricoh, é  direcionado a gestores e profissionais de TI, e abordará em três sessões os seguintes temas: Tecnologia Educacional, com o palestrante e professor João Matar, da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED); Adoção de novas tecnologias, com  o consultor de TI Educacional, Dr. Davi Nelson Betts; e uma mesa redonda sobre Analíticos e Business Inteligence, com mediação do gerente de TI da CETEC Educacional, Marcos Paulo Sanchez.

Serviço:

Data: 8/11

Horário: das 9h às 17h30

Local: Sede do Semesp: Rua Cipriano Barata, 2.431 – Ipiranga – São Paulo

Investimento: Associado Semesp – gratuito

Não associado: R$ 500,00

Inscrições:

Programação:

09h00 às 10h30 – Abertura

Apresentação da Pesquisa de TI – César Fava (Consultor e Coordenador do Grupo de TI Semesp)

10h30 às 11h00 Coffe Break

11h00 às 12h00 – 1ª Sessão

Tecnologia Educacional – Prof. João Matar (ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância)

12h00 às 14h00 – Almoço Livre

14h00 às 15h30 – 2ª Sessão

Adoção de Novas Tecnologias – Prof. Dr. Davi Nelson Betts (Consultor TI Educacional)15h30 às 16h00 Coffe Break

16h00 às 17h30  – 3ª Sessão

Analíticos –  Mesa redonda – Grupo de TI Semesp

Mediação: Marcos Paulo Sanchez (Gerente de TI da CETEC Educacional)

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Atendimento à Imprensa:

Ana Purchio / 11 2069-4419 / cel. (11) 9 4208-7576