São José do Rio Preto receberá na próxima quarta-feira (dia 1º de junho), a 12ª edição das Jornadas Regionais do Semesp, no Hotel Quality Saint Paul, reunindo mantenedores, gestores e profissionais das áreas estratégicas das instituições de ensino superior de toda a região. Promovidas pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, as Jornadas Regionais são ciclos de palestras sobre temas ligados ao setor da educação superior, que divulgam dados atualizados e pesquisas específicas de diversas cidades do Estado de São Paulo.

No panorama econômico, apresentado pelo diretor executivo do sindicato, Rodrigo Capelato, das Regiões Administrativas de São José do Rio Preto (96 municípios), Presidente Prudente (53), Araçatuba (43) e Barretos (19) serão revelados dados atualizados do número total de matrículas, ingressantes e concluintes dos cursos presenciais nas IES públicas e privadas e o número de matrículas dos cursos a distância e tecnológicos; além dos 20 cursos mais procurados por estudantes nas IES locais.

A análise mostrará também as taxas de evasão na rede privada e pública nos cursos presenciais e EaD, a inadimplência, taxa de escolarização líquida, empregados por grau de instrução, contratos firmados e atualizados de FIES (de 2010 a 2016), número de bolsas ofertadas pelo ProUni (de 2006 a 2015) e algumas  novidades, como o perfil das funções dos docentes (por idade, sexo, escolaridade e regime de trabalho), total de matrículas em cursos de pós-graduação (mestrado, doutorado e mestrado profissional), os 5 mais procurados e o percentual de alunos presentes no ENEM.

“As matrículas em cursos presenciais na RA de São José do Rio Preto  cresceram 6,6% em 2014, índice superior a do Estado de São Paulo (4,3%). Em Presidente Prudente o crescimento chegou a 4,9%. No entanto, nas RAs de Araçatuba e Barretos, as matrículas caíram -1,1% e -0,3% respectivamente”, adianta Capelato. Segundo ele, as matrículas na modalidade EAD tiveram um crescimento acentuado em todas as RAs: São José do Rio Preto (16%), Presidente Prudente (46,8%), Araçatuba (2,5%) e Barretos (47,5%). Esse crescimento de matrículas em Presidente Prudente deve-se em função da criação e instalação de um novo polo de EAD e, em Barretos, o aumento de matrículas ocorreu em função de novos cursos oferecidos pelas IES locais.

Os cursos mais procurados nesse período foram de Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social. O curso de Pedagogia passou de 641 alunos em 2013 para 910 alunos em 2014. Já o de Administração de Empresas as matrículas foram de 360 alunos em 2013 e 513 no ano seguinte. Ciências Contábeis eram 82 alunos matriculados em 2013 e passou a 135 em 2014 e Serviço Social de 26 em 2013 passou a 92 no ano seguinte.

Além da análise econômica, o ciclo de palestras conta ainda com a atualização anual da Legislação Educacional, palestra do diretor jurídico do Semesp, dr. José Roberto Covac, e inova ao apresentar temas apontados como de maior interesse para discutir e se atualizar, numa pesquisa realizada pelo sindicato junto às instituições de ensino superior, como novas tecnologias educacionais, captação de novos alunos e uso de big data.

Para atender a essa demanda, o sindicato convidou três especialistas nas respectivas áreas: Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis, professora e pesquisadora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena; Wilson Diniz, diretor de Marketing & Comercial do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional e Caio Simi, diretor-executivo da Numbr.

O diretor de Marketing da Cruzeiro do Sul, Wilson Diniz, acredita que “um conceito de captação de alunos mais amplo, vai além de uma ou poucas ações isoladas ou de atividades exercidas por um único setor ou departamento dentro de uma instituição. As tendências de captação hoje envolvem todos os profissionais de todos os setores de uma IES com objetivos fundamentais e específicos, como captar mais alunos e manter a instituição financeiramente equilibrada”.

A professora Ana Valéria, da Unisal, adianta que é preciso “sensibilizar o professor a respeito do uso de novas tecnologias em sala de aula, pois não basta eleger uma tecnologia ou metodologia sem levar em conta o perfil do professor, o ambiente da sala de aula, o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos a que se quer alcançar, o aluno em si e a gestão da instituição onde se trabalha”.

“O BigData é um conceito lançado no mercado pela Gartner Group em 2003, que aponta para a necessidade de se observar uma nova realidade de produção de dados na internet caracterizada por 5V’s: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor”, explica André  Rossi, diretor de relacionamento da Num.br. Com o uso desse conceito, a empresa vai identificar o perfil dos frequentadores das redes digitais em São José do Rio Preto, analisar os principais motivos de reclamação de alunos que já cursam graduação  ou estão buscando cursos superiores, revelar os comentários que se referem ao atendimento das universidades, revelar o que os jovens mais procuravam e desejavam nas redes digitais, além de notícias que geraram maiores buscas de estudantes por cursos.

As Jornadas Regionais têm como público alvo mantenedores, reitores, pró-reitores, gestores, dirigentes educacionais, coordenadores, docentes, pesquisadores  e todos os profissionais que trabalham em áreas estratégicas nas Instituições de Ensino Superior.

Serviço:

Jornada Regional de São José do Rio Preto

Data: 1º de junho

Horário: das 8h30 às 17h30

Local: Hotel Quality Saint Paul
End.: Av. José Munia, 5.200

Inscrições para essa jornada: http://semesp.org.br/jornadas/jr12_sjrp/inscricao/inscricao1.php

Dúvidas: [email protected]

Telefone: 11 2069-4416

Programação: 

9h  – Legislação Educacional / atualização – José Roberto Covac (Diretor Jurídico do Semesp)

10h30 – Coffee break

11h – Novas tecnologias em sala de aula – Ana Valéria S. Reis (Professora e Pesquisadora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena)

12h30 – Almoço

14h  – Análise Econômica Regional do Setor – Cenários e Tendências – Rodrigo Capelato (Diretor Executivo do Semesp)

15h – Uso do Big Data para captação e retenção de alunos – Caio Simi (Diretor Executivo da Numbr)

16h – Coffee break

16h30 – Captação de alunos “24 por 7” – Momento atual, desafios e tendências num cenário extremamente competitivo – Wilson Diniz – (Diretor de Marketing do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional) 

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o SEMESP – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/  www.facebook.com/semesp/ https://www.linkedin.com/company/semesp.

Atendimento à imprensa:

Convergência Comunicação Estratégica

Ana Purchio

(11) 2069-4419 / [email protected]

Gabriela Dias

(11) 2069-4419 / [email protected]