Santos receberá nessa terça-feira (dia 15 de março), a 12ª edição das Jornadas Regionais do SEMESP, no Hotel Mercure, reunindo mantenedores, gestores e profissionais das áreas estratégicas das instituições de ensino superior de toda a região. Promovidas pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior – Semesp, as Jornadas Regionais são ciclos de palestras sobre temas ligados ao setor da educação superior, que divulgam dados atualizados e pesquisas específicas de diversas cidades do Estado de São Paulo.

No panorama econômico, apresentado pelo diretor executivo do sindicato, Rodrigo Capelato, das Regiões Administrativas de Santos (9 municípios) e Registro (14 municípios) serão revelados dados atualizados do número total de matrículas, ingressantes e concluintes dos cursos presenciais nas IES públicas e privadas e o número de matrículas dos cursos a distância e tecnológicos; além dos 20 cursos mais procurados por estudantes nas IES locais.

A análise mostrará também as taxas de evasão na rede privada e pública nos cursos presenciais e EaD, a inadimplência, taxa de escolarização líquida, empregados por grau de instrução, contratos firmados e atualizados de FIES (de 2010 a 2016), número de bolsas ofertadas pelo ProUni (de 2006 a 2015) e algumas  novidades, como o perfil das funções dos docentes (por idade, sexo, escolaridade e regime de trabalho), total de matrículas em cursos de pós-graduação (mestrado, doutorado e mestrado profissional), os 5 mais procurados e o percentual de alunos presentes no ENEM.

“As matrículas em cursos presenciais na RA da Baixada Santista cresceram 4,6% em 2014, índice superior que o do Estado de São Paulo (4,3%). Em Registro o crescimento ficou em apenas 3,4%. No entanto, a taxa de inadimplência no Brasil aumentou 21,8% no primeiro semestre de 2015, em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a evasão no ensino superior privado de Santos ficou em 26,9% no presencial e 35% no EaD. Em Registro a evasão foi menor no presencial (23%), mas no EaD chegou a 37,4%”, adianta Capelato.

Para a diretora do Semesp e presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Lúcia Maria Teixeira, “em Santos e Região nota-se uma diminuição da evasão. No ano anterior era de 35,9%  nos cursos presenciais e baixou para 26,9%. Em EAD , também diminuiu de 56,2% para 37,4%.”

Lúcia enfatizou a importância das instituições de ensino superior (IES) da rede particular na Baixada Santista na formação de novos profissionais. “No Estado, o ensino superior particular corresponde a 84% da oferta; em Santos e região, a 90%. Além da importância quantitativa e qualitativa, representa a possibilidade de ascensão social e de formação para amplas camadas da população.”

Além da análise econômica, o ciclo de palestras conta ainda com a atualização anual da Legislação Educacional, palestra do diretor jurídico do Semesp, dr. José Roberto Covac, e inova ao apresentar temas apontados como de maior interesse para discutir e se atualizar, numa pesquisa realizada pelo sindicato junto às instituições de ensino superior, como novas tecnologias educacionais, uso de big data e captação de novos alunos.

Para atender a essa demanda, o sindicato convidou três especialistas nas respectivas áreas: Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis, professora e pesquisadora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena; Caio Simi, diretor-executivo da Numbr; e Wilson Diniz, diretor de Marketing & Comercial do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

“Para os profissionais da área, as jornadas são essenciais, principalmente, por ter acesso a exemplos reais de como aumentar o conhecimento do mercado, além de proporcionar orientações especializadas para o desenvolvimento de um setor cada vez mais competitivo e que requer constantes atualizações e capacitações”, diz Capelato.

Já o diretor de Marketing da Cruzeiro do Sul, Wilson Diniz, acredita que “um conceito de captação de alunos mais amplo, vai além de uma ou poucas ações isoladas ou de atividades exercidas por um único setor ou departamento dentro de uma instituição. As tendências de captação hoje envolvem todos os profissionais de todos os setores de uma IES com objetivos fundamentais e específicos, como captar mais alunos e manter a instituição financeiramente equilibrada”.

A professora Ana Valéria, da Unisal, adianta que é preciso “sensibilizar o professor a respeito do uso de novas tecnologias em sala de aula, pois não basta eleger uma tecnologia ou metodologia sem levar em conta o perfil do professor, o ambiente da sala de aula, o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos a que se quer alcançar, o aluno em si e a gestão da instituição onde se trabalha”.

As Jornadas Regionais têm como público alvo mantenedores, reitores, pró-reitores, gestores, dirigentes educacionais, coordenadores, docentes, pesquisadores  e todos os profissionais que trabalham em áreas estratégicas nas Instituições de Ensino Superior. As próximas edições das Jornadas Regionais acontecerão em: Bauru (29/3), São José dos Campos (12/4), Campinas (26/4) e São José do Rio Preto (1/6).

Serviço:

Jornada Regional de Santos

Data: 15 de março

Horário: das 8h30 às 17h30

Local: Hotel Mercure Santos
End.: Av. Washington Luiz, 565 – Boqueirão

Inscrições 

Próximas jornadas

Dúvidas: [email protected]

Telefone: 11 2069-4416

Programação:

9h  – Legislação Educacional/atualização – Dr. José Roberto Covac (Diretor Jurídico do Semesp)

10h30 – Coffee break

11h – Novas tecnologias em sala de aula – Ana Valéria S. Reis (professora e pesquisadora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena).

12h30 – Almoço

14h  – Análise Econômica Regional do Setor – Cenários e Tendências – Rodrigo Capelato (Diretor Executivo do Semesp)

15h – Uso do Big Data para captação e retenção de alunos – Caio Simi (Diretor Executivo da Numbr).

16h – Coffee Break

16h30 – Captação de alunos “24 por 7” – Momento atual, desafios e tendências num cenário extremamente competitivo – Wilson Diniz – (Diretor de Marketing do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional) 

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/  www.facebook.com/semesp/ https://www.linkedin.com/company/semesp.

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio

(11) 2069-4419 / [email protected]

Gabriela Dias

(11) 3129-8737 / [email protected]