Novas tecnologias e ensino híbrido para aproximar alunos e professores

 

Vidal Martins da PUC-PR e John O´Brien da Educause mostram durante o 17º FNESP

estratégias para gerir mudanças no ensino superior 

Vidal Martins, pró-reitor acadêmico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), apresentou nessa sexta-feira (dia 25) durante o 17º FNESP, o Plano de Desenvolvimento da Graduação que há cerca de um ano vem sendo aplicado na universidade. “O objetivo da criação do plano, que envolveu diversas reuniões com docentes e discentes, foi criar um processo para promover a inovação, interação e imersão dos estudantes na universidade.”

Segundo Martins, há cinco princípios orientadores em andamento na PUC-PR: autonomia, dedicação, cooperação, honestidade e senso crítico. “Queremos mudar a forma como o estudante memoriza os conteúdos, melhorar sua formação deficitária, e mostrar a ele que não está na instituição apenas para tirar um diploma. É preciso que cada aluno se torne um agente de transformação e o professor precisa saber explorar nesse aluno seus aspectos positivos como a curiosidade, a ousadia, a criatividade e o espírito colaborativo”.

O resultado começa a dar resultados. A PUC-PR criou sua Hot Milk (nome inspirado na expressão paranaense “leite quente”), incubadora de novos negócios que já possui 52 projetos em andamento, e um deles é o Centro de Simulação Clínica que orienta os estudantes de medicina a aprender as metodologias, mas aplicá-las nas simulações interativas.

John O’Brien, CEO da Educause, entidade que reúne 2.400 faculdades, universidades, empresas e outras organizações em mais de 40 países, revelou na mesma sessão que, assim como no Brasil há índices de evasão elevados, 41% dos alunos que começam um curso superior nos Estados Unidos não terminam no prazo estabelecido para o curso e US$ 6 bilhões são perdidos com esse alunos.

O’Brien acredita que, para reverter esse quadro no ensino superior americano, é preciso considerar cinco tendências tecnológicas: fazer uso de ferramentas para a análise de dados e inteligência de negócios e softwares para retenção de alunos; aprendizagem adaptativa (AL); substituir livros tradicionais por e-books e aulas interativas com o uso de games.

 

SERVIÇO

17º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro

Tema: Economia da Educação: valor da educação para a sociedade, formação de modelos e ensino

Data: 24 e 25 de setembro de 2015

Local: Centro de Convenções Frei Caneca – 4º andar – Rua Frei Caneca, 569 – São Paulo – SP

 

Programação 17º FNESP: 

Dia 25 de Setembro 

9h00 – Como trabalhar inovação e gestão das mudanças por meio do ensino híbrido, do currículo, dos docentes e do uso da tecnologia. 

Vidal Martins – Pró-Reitor Acadêmico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

John O´Brien – Presidente da Associação Sem Fins Lucrativos Educause

Presidente de Sessão: Rogério Loureiro – Diretor de Inovação do Grupo Anima

10h30 – Coffee-break

11h00 – O que os estudantes esperam das IES e como adequar o modelo de ensino superior para garantir a inclusão 

Eduardo Garanhani Laurenciano – Diretor do Instituto de Pesquisas Data Popular

Arapuan Neto – Reitor do Centro Universitário Augusto Motta – Unisuam – RJ

Alfredo Motta – coautor do livro “Código Y – decifrando a geração que está mudando o país”.

Presidente de Sessão: Beatriz Eckert Hoff – Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF

13h00 – Almoço 

14h00 – O papel estratégico da educação para a sociedade.

Erasto Fortes Mendonça, presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) 

Rubens Martins, assessor da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES 

Presidente de Sessão: José Roberto Covac, diretor jurídico do Semesp.

15h00 – Encerramento

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp. 

Atendimento à Imprensa:

Ana Purchio  / 11 2069-4419 / [email protected]

Gabriela Dias/ 11 3129-8737 / [email protected]