Nesta terça-feira (25) o grupo de 60 gestores da 9ª Missão Técnica Internacional promovida pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior visitou, na Finlândia, a Aalto University e puderam conhecer uma das  fábricas onde os alunos desenvolvem seus projetos e um espaço para empreendedorismo e criação de startups.

“A Fábrica de Design funciona 24 horas por dia, é um ambiente em constante desenvolvimento para a aprendizagem experimental, com trabalho permanente e colaborativo entre a universidade e empresas, onde o professor é um facilitador e o aluno é criador de seu projeto e do seu conhecimento ativo”, comenta o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Já a Startup Sauna, que os gestores também puderam conhecer,  é um espaço onde os alunos criam suas próprias startups e aprendem empreendedorismo na prática. “Os professores ensinam o conteúdo e a teoria para que os alunos possam aplicar o conhecimento na criação de seus projetos, além de empreendê-los”, continua Capelato. O programa é gratuito, pode ser cursado por qualquer aluno e consiste em três etapas: período de estágio para o aluno desenvolver seu projeto; aceleração de um mês para startups iniciais com a participação de empresários experientes e investidores e evento no qual participam mais de 3 mil startups, cerca de 17 mil alunos e 500 investidores.

A Universidade de Aalto foi fundada em 2010 com a fusão de três universidades: Universidade de Tecnologia de Helsinque, Universidade de Tecnologia e Universidade de Arte e Design. Hoje ela é uma comunidade multidisciplinar onde ciência e arte se encontram com tecnologia e negócios. A instituição identifica e resolve grandes desafios sociais e tem como missão construir com professores e alunos projetos empreendedores para um futuro inovador. Possui 18 mil alunos, 5 mil empregados e na região do campus parcerias com 800 empresas que empregam cerca de 15 mil pessoas. Entre os parceiros da Aalto estão grandes empresas como Nokia, Bravo, Kano, Media, entre outras. Em 2015, a universidade formou mais de 250 doutores, cerca de 1.900 mestres, mais de 1.600 bacharéis e cerca de 300 pós-graduados em seus MBAs e cursos de graduação tecnológica.

 

Atendimento Imprensa: 

Ana Purchio – (11) 9 4208-7576

E-mail: [email protected]