De acordo com pesquisa realizada pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas apresentou um aumento no número de matrículas em 2008 em instituições de ensino superior (IES) privadas de 8,5% (em 2007, a região apresentava 161.000 alunos matriculados no ensino superior da região e, em 2008, registrou 174.700 alunos). Em comparação com as instituições públicas, que sofreram pequena queda de 0,7% no número de matrículas (20 mil no total), a educação privada foi a única responsável pelo aumento das matrículas da região. Já o Estado de São Paulo registrou crescimento de 3,9% de alunos matriculados em 2008, e o País, um aumento de 4,1%.

 

Outro dado positivo importante apontado pelo Semesp em Campinas é a evasão. A Região de Campinas apresentou uma queda de 7,7%. Entre os anos de 2007 e 2008, o índice passou de 15,80% para 14,67%, abaixo da taxa do Estado (21,10%).  

Estes e outros dados levantados pelo Semesp serão apresentados na sexta edição das Jornadas Regionais, que acontece nesta terça e quarta-feira, dias 25 e 26 de maio, no Mercure Hotel, em Campinas.

 

Segundo o presidente do Semesp, prof. Hermes Ferreira Figueiredo, o cenário positivo do setor em Campinas e região está ligado à tradição universitária.  “Os municípios de Campinas, Jundiaí, Limeira e Piracicaba concentram 60% do número de vagas da Região, que tradicionalmente são pólos de educação superior no Brasil e atraem jovens de outras cidades e até estados para a formação superior”, esclarece o educador.

 

Para a diretora do Semesp na região de Campinas, Profa. Tânia Bassini Cecílio, o ensino privado é o grande responsável pela inclusão de jovens na educação superior da região. “Em 2006, o ensino superior privado da RMC era responsável por 21% dos jovens entre 18 a 24 anos nas faculdades. Em 2008, esse índice avançou para 25,37%, muito próximo da taxa de escolarização do Estado que é de 25,96%. Caso não houvesse o ensino privado na região, apenas 4% dos jovens nessa faixa etária cursariam o ensino superior”, completa.

 

A pesquisa também apontou outros índices que foram responsáveis por manter o bom desempenho do ensino superior privado de Campinas entre 2007 e 2008. Além das matrículas, o estudo contabilizou o aumento no número de concluintes, passando de 65% para 66% (acima da taxa do Estado, que é de 59%), e o crescimento da taxa de ingressantes de 64,4% para 67,4%, no mesmo período.

 

Os três cursos mais procurados, em número de matrículas, na Região Administrativa de Campinas – composta por 75 cidades – foram: Administração (34.329), Direito (16.407) e Pedagogia (8.368), de acordo com o levantamento realizado pelo Semesp.

 

Campinas é a quinta cidade a receber a 6ª edição das Jornadas Regionais. O evento, que já passou por Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e São Paulo, percorrerá ainda Marília, levando conhecimento especializado a gestores, mantenedores e outras lideranças do ensino superior. O programa completo das Jornadas Regionais está disponível no Portal do Semesp (www.semesp.org.br).

 

Levantamento realizado pelo Semesp aponta que a Região Administrativa de Campinas registrou crescimento de 8,5% impulsionado exclusivamente pelo aumento no número de matrículas em instituições de ensino superior privadas em 2008

No mesmo período, evasão tem queda e fica em 14,67%, abaixo da taxa do Estado

Dados serão apresentados durante a Jornada Regional que será realizada na cidade nesta terça e quarta-feira (25 e 26 de maio)