De acordo com pesquisa realizada pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, a Região Administrativa de São José do Rio Preto apresentou um aumento no número de matrículas em 2008 em instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas de 3,3% (em 2007, a região apresentava 50.703 alunos matriculados no ensino superior e, em 2008, registrou 52.385).  No mesmo período, as IES privadas apresentaram um crescimento de 5,75%, enquanto as públicas tiveram uma queda de 7,52%. Outro dado importante apontado pelo Semesp na região é a evasão. Rio Preto apresentou queda de 3,4%. Entre os anos de 2007 e 2008, o índice passou de 16,34% para 12,92%.

Estes e outros dados levantados pelo Semesp serão apresentados na sexta edição das Jornadas Regionais, que acontece nesta terça e quarta-feira, dias 11 e 12 de maio, no Hotel Quality Saint Paul, em São José do Rio Preto.

Segundo o presidente do Semesp, prof. Hermes Ferreira Figueiredo, a participação do ensino superior privado na região de Rio Preto saltou de 82% para 84%. “Sem as IES privadas, 44 mil alunos estariam fora do ensino superior de Rio Preto. O crescimento registrado, sem dúvida, impulsionou os bons resultados da educação superior da localidade”, esclarece o educador.

Para o diretor executivo do Semesp e coordenador da pesquisa, Rodrigo Capelato, outra análise importante do ensino superior privado da região de Rio Preto é a queda da evasão. “Após a maior elevação da década em 2007, quando chegou aos 16,34%, o desempenho em 2008 é considerado muito bom. Entre os fatores que podem explicar a redução da evasão para 12,92% foi a criação de postos de trabalho. Entre os anos de 2006 e 2008, foram criados mais 7% de novos postos de trabalho, possibilitando que os jovens da região pudessem realizar o sonho de cursar o ensino superior e custeá-lo ao longo do curso”, analisa. A evasão em Rio Preto continua abaixo da média do Estado de São Paulo, que é de 21,10%.

O número de cursos da região também apresentou crescimento de 7,5%. Em 2008, 21 novos cursos foram abertos na região, sendo 16 em instituições privadas e cinco em públicas. Os três cursos mais procurados, em número de matrículas, na Região Administrativa de São José do Rio Preto – composta por 96 cidades – foram: Administração (7.178), Direito (3.901) e Enfermagem (3.459), de acordo com o levantamento realizado pelo Semesp.

Rio Preto é a terceira cidade a receber a 6ª edição das Jornadas Regionais. O evento, que já passou por Ribeirão Preto e Santos, percorrerá ainda mais três cidades do Estado: Campinas, Marília e São Paulo, levando conhecimento especializado a gestores, mantenedores e outras lideranças do ensino superior. O programa completo das Jornadas Regionais está disponível no Portal do Semesp (www.semesp.org.br)

Serviço:

Jornada Regional de São José do Rio Preto

Data: 11 e 12 de maio

Horário: 8h00 às 16h00
Local: Hotel Quality Saint Paul

Endereço: Rua Jose Munia, 5.200  – São José do Rio Preto

Investimento: Associados do Semesp – gratuito

Não Associados – R$ 200,00 por palestra ou R$ 500,00 os dois dias de evento

Inscrições: (11) 2069-4444 ou [email protected]

Vagas limitadas

Sobre o SEMESP

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 383 mantenedoras e 538 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.

Mais informações para a imprensa:

Kassandra Geromel / Ricardo Muza

Assessoria de Comunicação do SEMESP

Segmento Comunicação Integrada

(11) 2069-4419 / 3129-4232

Visite o nosso site www.segmentocomunicacao.com.br

Região Administrativa de São José do Rio Preto registrou 52.385 alunos matriculados em instituições de ensino superior em 2008, aumento de 3,3% em comparação com o ano anterior, de acordo com pesquisa do Semesp

Evasão cai de 16,34% para 12,92%

Dados serão apresentados durante a Jornada Regional que será realizada na cidade nesta terça e quarta-feira (11 e 12 de maio)