De acordo com pesquisa realizada pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, a região de Ribeirão Preto apresentou entre os anos de 2006 e 2008 um crescimento na taxa de escolarização do ensino superior de 23,8% para 24,9%. A região também manteve praticamente estabilizado o índice de crescimento de matrículas no ensino superior em 2008, em relação ao ano anterior, apresentando um crescimento de 1%. Em 2007, a região possuía 34.091 alunos no ensino superior. Em 2008, estes números se mantiveram estáveis, com 34.462. Já o Estado de São Paulo registrou crescimento de 3,9% de alunos matriculados em 2008, e o País, um aumento de 4,1%.

Estes e outros dados levantados pelo Semesp serão apresentados na sexta edição das Jornadas Regionais, que acontece nesta terça e quarta-feira, dias 2 e 3 de março, no Hotel Ibis Ribeirão Preto.

Para o presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo, sem a participação das IES privadas, a taxa de escolarização seria de apenas 6,4%. “Apesar da região ter uma queda de 1,6% no número de jovens entre 20 a 24 anos nos anos de 2006 e 2008, faixa adequada para cursar a universidade, também registramos o aumento de quase um ponto percentual na taxa de escolarização bruta, em virtude das matrículas do setor privado”, explica o educador.

O período também destacou os crescimentos de 12,2%c no número de vagas, passando de 21.970 em 2006 para 24.652 em 2008 e o número de instituições. Em 2006 eram 14 IES, sendo 12 privadas. Em apenas dois anos, passou para 17, sendo 14 particulares”, explica o educador.

O levantamento mostra ainda que o número de ingressantes no ensino superior da região de Ribeirão Preto caiu 1,8%. Em 2007, ingressaram 9.432 alunos. No ano seguinte, 9.252. Já a taxa de evasão na região foi de 16,8%, contra 21,10% do Estado de São Paulo, também impulsionada pela crise que eclodiu no segundo semestre de 2008.

A região também contabilizou um aumento de 6% na quantidade de cursos, passando de 150 em 2006 para 159 em 2008. Os três cursos mais procurados, em número de matrículas, na Região Administrativa de Ribeirão Preto – composta por 25 municípios, foram: Administração (4.748), Direito (2.983) e Pedagogia (2.240).

Ribeirão Preto é a primeira cidade a receber a 6ª edição das Jornadas Regionais. O Semesp percorrerá ainda mais cinco cidades do Estado: Santos, São José do Rio Preto, Campinas, Marília e São Paulo, levando conhecimento especializado a gestores, mantenedores e outras lideranças do ensino superior. O programa  completo das Jornadas Regionais está disponível no Portal do Semesp (www.semesp.org.br)

Serviço:

Jornada Regional de Ribeirão Preto

Data: 2 e 3 de março

Horário: 8h30 às 17h00
Local: Hotel Ibis Ribeirão Preto

Endereço: Avenida Braz Olaia Acosta, 691 – Torre A, Jardim Califórnia

Investimento: Associados do Semesp – gratuito

Não Associados – R$ 200,00 por palestra ou R$ 500,00 os dois dias de evento

Inscrições: (11) 2069-4444 ou [email protected]

Vagas limitadas

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 383 mantenedoras e 538 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.

Mais informações para a imprensa

Kassandra Geromel / Ana Carolina Prieto

Assessoria de Comunicação do Semesp

Convergência Comunicação Estratégica