O Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo está com as inscrições abertas para o Congresso Nacional de Iniciação Científica de 2009, o 9º Conic-Semesp. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo Portal do Semesp (www.semesp.org.br) até o dia 11 de setembro. Podem participar estudantes de graduação de instituições públicas e particulares, do Brasil e do exterior, orientados por professores mestres ou doutores. O Congresso, que acontece nos dias 13 e 14 de novembro, no Complexo Educacional FMU, Campus Liberdade, em São Paulo, visa identificar talentos e estimular a transformação de idéias em realidade, como fator determinante ao exercício da criatividade.

 

Os projetos deverão ser devidamente enquadrados em uma das cinco áreas do conhecimento (Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias), nas categorias Concluído ou Em andamento. Os trabalhos passarão por avaliações, conduzindo à pré-seleção e seleção final, realizadas por corpo docente especialmente designado para a leitura dos trabalhos. No ano passado, o evento recebeu mais de 1.200 inscrições.

 

O Congresso deste ano homenageia Louis Braille (1809-1852), criador do sistema Braille de leitura e escrita para deficientes visuais, adotando como slogan uma de suas citações: “Se os meus olhos não me deixam obter informações sobre homens e eventos, sobre idéias e doutrinas, terei de encontrar uma outra forma”. Para os professores-pesquisadores e para as próprias instituições de ensino superior, o Congresso é um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados.

 

Prêmios

Haverá uma premiação ao 1º colocado de cada uma das cinco áreas do Conhecimento nas categorias Concluído e Em andamento e também um prêmio especial para o trabalho da categoria Concluído, dentre os premiados, que se caracterizar como voltado ao desenvolvimento e compromisso social. Os trabalhos premiados cujo Autor ou Coautores estiverem presentes na cerimônia de entrega receberão o valor do prêmio, conforme as regras do Regulamento, acrescido de 50% do valor. Esse critério não incide sobre o prêmio especial.

 

Além dos prêmios, será expedido um Certificado para todos os Autores, Coautores e Orientadores dos projetos apresentados.

 

Mais informações podem ser obtidas no e-mail [email protected].

 

Serviço

9º Conic-Semesp
Data das apresentações: 13 e 14 de novembro de 2009
Local: FMU – Campus Liberdade
Endereço: Av. Liberdade, 749, Liberdade, São Paulo – SP

Inscrições de: 22 de junho a 11 de setembro
Regulamentos e Inscrições: no Portal Semesp (
www.semesp.org.br)

 

 

9º edição do evento espera receber mais de 1.200 trabalhos e 3 mil participantes

nos dias 13 e 14 de novembro em São Paulo