De acordo com pesquisa realizada pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo, a Região Administrativa de Santos manteve praticamente estável o total de matrículas realizadas em 2007 em Instituições de Ensino Superior privadas, com uma pequena queda de 1,41% (em 2006, a região apresentava 44.351 alunos matriculados no ensino superior da região e, em 2007, registrou 43.725). “Essa é uma tendência do ensino superior como um todo. O ritmo de crescimento diminuiu em todo o país devido à consolidação do setor ocorrida nos últimos quatro anos”, esclarece Lúcia Maria Teixeira Furlani, Delegada Regional do Semesp na Baixada Santista.

 

Estes e outros dados levantados pelo Semesp serão apresentados na quinta edição das Jornadas Regionais, que acontece nesta quarta e quinta-feira, dias 6 e 7 de maio, na Chancelaria da Unisanta.

 

Para o presidente do Semesp, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, o dado reflete dois fortes índices de crescimento apontados em todas as cidades que compõem a Região Administrativa de Santos: populacional e de empregos formais. “As cidades que compõem a Baixada Santista tiveram um crescimento populacional de 11,76% de acordo com a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Outro dado importante é que a Baixada contabilizou, em 2007, a quarta maior taxa do Estado de São Paulo em registros de emprego formal (7,85%, ficando atrás somente de Ribeirão Preto, São José dos Campos e Campinas, e à frente da Região Metropolitana de São Paulo). Com o aumento dos postos de trabalho com carteira assinada, há uma expansão na renda dos trabalhadores, o que permite que se mantenha a média de matrículas no Ensino Superior”, explicou Figueiredo.

 

Outro dado importante levantado pelo Semesp na região é a evasão. Dos 41.205 alunos matriculados em 2007 no ensino particular, 16,19% deixaram suas IES (Instituição de Ensino Superior), índice abaixo do Estado de São Paulo, que é de 19%.

 

Os três cursos mais procurados, em número de matrículas, na Região Administrativa de Santos – composta por Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente, foram: Administração (7.624), Direito (4.758) e Pedagogia (2.304).

 

Santos é a quinta cidade a receber a 5ª edição das Jornadas Regionais. O Semesp já percorreu Ribeirão Preto, São José dos Campos, Marília e Campinas. As próximas cidades serão São Paulo e São José do Rio Preto. O objetivo das Jornadas é levar conhecimento especializado a gestores, mantenedores e outras lideranças do ensino superior. O programa completo das Jornadas Regionais está disponível no Portal do Semesp (www.semesp.org.br)

 

Região Metropolitana de Santos registrou 43.725 alunos matriculados em Instituições de Ensino Superior privadas, total praticamente estável com o ano anterior, de acordo com pesquisa do Semesp

Dado será apresentado durante a Jornada Regional que será realizada na cidade nesta quarta e quinta-feira (6 e 7)