Entidade reunirá nesta quinta (19) e sexta-feira (20) em São Paulo convidados internacionais e especialistas brasileiros para avaliar as transformações que estão ocorrendo no mundo e confrontá-las com a realidade brasileira

Enquanto países emergentes, como Coréia do Sul, Cingapura, Malásia, Taiwan e Chile, reformam seu ensino superior, a partir da discussão sobre internacionalização, diversificação, eficiência e co-financiamento, o governo brasileiro não toca nas questões fundamentais para a educação superior brasileira. Diante desta constatação, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP vai realizar nesta quinta (19) e sexta-feira (20), em São Paulo, um profundo debate com a sociedade sobre as transformações que estão ocorrendo no cenário mundial na Educação Superior, confrontando-as com a realidade brasileira. Reunindo especialistas internacionais e educadores brasileiros, além de empresários, autoridades, intelectuais, jornalistas e artistas, o 8º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro se propõe a buscar soluções inovadoras que permitam superar os impasses das atuais dificuldades do sistema educacional superior.

Segundo o educador Cláudio de Moura Castro, presidente consultivo da Faculdade Pitágoras e um dos debatedores do Fórum, o Brasil ainda não enfrentou nenhum dos problemas importantes do ensino superior. Em artigo recente, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, ele afirmou que o governo brasileiro, em sua proposta de Reforma Universitária, “insiste no velho mantra da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão”, mantendo os mesmos tipos de organizações acadêmicas hoje existentes, sem considerar a necessidade de novos perfis. “O projeto não avança nada. Na realidade retrocede. Quando todas as nações bem-sucedidas se movem mais ou menos na mesma direção e o Brasil em direção oposta, é hora de pensar se estamos certos”, alerta o educador.

Especialistas internacionais, como Maria Teresa Lepeley (da Global Institute for Quality Education – Washington – EUA), Elizabeth Guedes (da Laureate Internacional Universities) e Alberto Manuel Sampaio Castro Amaral (do Centro de Investigação de Políticas para o Ensino Superior – Universidade do Porto – Portugal), já confirmaram presença no evento. Também está confirmada a participação de Guy Neave (do Center for Higher Education Policy Studies – Universiteit of Twente, da Holanda), que irá proferir uma conferência sobre os modelos estruturais e a dinâmica das relações entre o estado e os sistemas educacionais público e privado, ao final do primeiro dia.Dentre os educadores brasileiros que darão a sua contribuição para os debates do Fórum, destacam-se Maria Helena de Magalhães Castro (da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Oriovisto Guimarães (do Centro Universitário Positivo), Cláudio de Moura Castro (da Faculdade Pitágoras), Van Dick Silveira (do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC), Sérgio Fiúza de Mello Mendes (do Centro Universitário do Pará) e José Martins Filho (da Universidade Cruzeiro do Sul). Além dos representantes do ensino superior particular, Edson de Oliveira Nunes, do Conselho Nacional de Educação, vinculado ao Ministério da Educação, participa do debate que analisará a competência técnica, a isenção e a equidade da atuação do MEC no trato de instituições de diferentes tipos de organização acadêmica e de categoria administrativa.

“Nossa meta, com a realização do Fórum, é fazer um exame cuidadoso do cenário da educação superior mundial hoje e comparar com o sistema educacional brasileiro, para assim construirmos um ideário para o sistema particular de ensino superior com competência para enfrentar e vencer os desafios que se apresentam”, afirma o presidente do SEMESP, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo. “Este ano todos os assuntos serão abordados de acordo com um novo modelo de evento no qual a oportunidade de participação dos presentes é maior e fundamental para o êxito das discussões”, completa.

Temas e discussões

O primeiro tema que será debatido no Fórum será uma análise comparativa entre os modelos brasileiro, europeu, asiático e americano, em que serão comparadas as características dos diferentes tipos de sistemas de educação superior. A discussão sobre os papéis do Estado, das instituições que oferecem serviços educacionais e do mercado em relação à promoção da qualidade, credenciamento e garantia da universalidade e equidade também será realizada no primeiro dia do evento.

No segundo dia, o primeiro debate girará em torno do financiamento da educação superior, em que será discutida a importância das políticas de inclusão social e das ações afirmativas. O último tema do evento será uma avaliação sobre a atuação do Ministério da Educação no cumprimento de suas funções de acompanhamento e supervisão do sistema de ensino superior no país.

Serviço: 8° Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro Data: 19 e 20 de outubro de 2006Local: Centro de Convenções do Hotel WTCEndereço: Av. Nações Unidas, 12.559 – Brooklin Novo – São PauloMais informações e inscrições: www.semesp.org.br 

Sobre o SEMESP

Fundado em 1979, Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo congrega 364 mantenedoras e 456 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Outras informações sobre esta sugestão de pauta: Ana Carolina PrietoSupervisora de AtendimentoSegmento Comunicação Integrada(11) 3039-5611 ou 3039-5617[email protected]   Roseli RamosAssessora de Comunicação do SemespSegmento Comunicação Integrada(11) 6169-4419 ou (11) 6169-4444 – ramal 4419(11) 9302-8822[email protected]                 [email protected]