Até 30 de setembro, estudantes de graduação

brasileiros e estrangeiros podem inscrever seus trabalhos para o

5º CONIC-SEMESP e o 3º COINT-SEMESP

O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP prorrogou até o dia 30 de setembro as inscrições para os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica, o 5º CONIC-SEMESP e o 3º COINT-SEMESP, que podem ser feitas acessando o portal www.semesp.org.br, onde também está disponível o Regulamento dos eventos. Podem participar estudantes de graduação de instituições públicas e particulares, do Brasil e do exterior, orientados por professores mestres ou doutores.

Durante os Congressos, que acontecem nos dias 6 e 7 de novembro, no Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE, em Santos (SP), os alunos que com projetos aprovados terão a oportunidade de apresentá-los em exposições orais e em painéis, assistidos por professores avaliadores. No ano passado, o evento recebeu cerca de 1.500 trabalhos de universitários de todo o País.

Identificar talentos e estimular a transformação de idéias em projetos viáveis, despertando a vocação para a ciência e a tecnologia é o objetivo dos eventos promovidos anualmente pelo SEMESP. Além disso, o CONIC-SEMESP e o COINT-SEMESP também visam qualificar os universitários para o ingresso nos programas de pós-graduação e aprimorar a formação de profissionais para atuarem nos diversos setores da sociedade. Para os professores pesquisadores e para as próprias IES, os congressos são um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados.

Antecipando as homenagens ao centenário do vôo do 14 BIS, a ser comemorado em 2006, os Congressos deste ano dão destaque à genialidade de Alberto Santos-Dumont, adotando o título de seu livro – O que eu vi, o que nós veremos –, escrito em 1918 pelo inventor e aviador brasileiro, considerado “o pai da aviação”.

Mais informações sobre o 5º CONIC-SEMESP e o 3º COINT-SEMESP podem ser obtidas no site do SEMESP: www.semesp.org.br.

5º CONIC-SEMESP e 3º COINT-SEMESP

Inscrições pelo site www.semesp.org.br, até 16 de setembro

Data das apresentações: 6 e 7 de novembro

Local: UNIMONTE – Centro Universitário Monte Serrat

Endereço: Rua Brás Cubas, 344/346 – Vila Mathias – Santos (SP)

Sobre o SEMESP

Fundado em 1979, Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo congrega 364 mantenedoras e 456 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.