O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP e Editora Segmento lançam este mês o livro Ensino Superior Particular – Um vôo histórico, do jornalista e escritor Sergio Vilas Boas. O volume, com 156 páginas, traça um cuidadoso panorama histórico-jornalístico do Ensino Superior Privado brasileiro, desde a fundação da primeira Instituição de Ensino Superior (IES), a Escola de Engenharia Mackenzie College, em 1896, na cidade de São Paulo, até os mais modernos e equipados centros universitários, faculdades e universidades.

A obra relata fatos decisivos que influenciaram o ensino superior nas últimas décadas e permite refletir sobre os percalços e conquistas do setor ao longo de mais de um século. Ensino Superior Particular evidencia a burocratização que vem prevalecendo desde o império, que cerceia tanto as escolas públicas quanto as particulares. Fala das inúmeras “reformas do ensino” ocorridas desde a República Velha, até outras reformas, normas e decretos impostos pelo Regime Militar e, mais tarde, as que foram promovidas pelas novas gestões que se seguiram ao processo de redemocratização.

As raízes do ensino superior no Brasil, que se confundem com a história econômica, política e social do próprio país, remontam ao início do século XIX, quando ocorreu a transferência da sede do governo português para o Rio de Janeiro, em 1808. “Esse fato”, resume o autor, “trouxe novas esperanças para os membros das classes privilegiadas da Colônia, que até então se diplomavam na Europa”. Dom João VI quebrou o preconceito contra a implementação de cursos superiores no Brasil. Foi somente em 1879, entretanto, dez anos antes da proclamação da República, que o governo, na pessoa do ministro Leôncio de Carvalho, declarou apoio à abertura da educação à iniciativa privada.

De lá para cá, um longo caminho foi percorrido. Hoje, o setor privado responde a cerca de 71% das vagas no ensino superior – segundo dados do Ministério da Educação –, com 2,7 milhões de universitários matriculados em instituições particulares. Além disso, o segmento emprega mais de 300 mil pessoas e movimenta cerca de 1% do PIB brasileiro. Para chegar a esse patamar, enfrentou inúmeras administrações, com seus diferentes pontos de vista, maneiras de governar e gestores nem sempre preocupados em estabelecer políticas públicas duradouras.

O retrato da trajetória de expansão de um setor que desde o início enfrentou a máquina burocrática e assumiu responsabilidades sociais é o que o leitor irá encontrar em Ensino Superior Particular – Um vôo histórico. A obra procura estimular o debate sobre os erros, acertos e os rumos a serem percorridos pelo ensino superior particular brasileiro, um setor que contribui de forma inegável para o desenvolvimento nacional.

Sergio Vilas Boas é jornalista e escritor. Atuou em jornais como a Folha de S. Paulo e a Gazeta Mercantil, tendo sido contemplado com os prêmios Fiat Allis de Jornalismo Econômico (1996) e Profissional de Mídia do Ano (1997), concedido pela Aberje-MG (Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial). Publicou, entre outros livros, O Estilo Magazine e Os Estrangeiros do Trem N, com o qual recebeu o Prêmio Jabuti 1998.

Mais informações sobre esta sugestão de pauta:

Renata Melo e Ana Carolina PrietoSegmento Comunicação IntegradaAssessoras de ComunicaçãoTels.: (11) 3039-5655 ou 3039-5600 – R. 213, 273 e 252[email protected][email protected][email protected]www.segmentocomunicacao.com.br