Passeata deixou a reitoria da USP e segue em direção ao Palácio dos Bandeirantes.

Governo editou novo decreto que modifica um publicado anteriormente.

Cerca de duas mil pessoas saíram em passeata, por volta das 13h, da frente da reitoria ocupada da Universidade de São Paulo (USP) na Zona Oeste da capital, em direção ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual paulista. O cálculo do número de pessoas é da Polícia Militar, que acompanha o ato.

Os manifestantes carregavam faixas com mensagens “abaixo os decretos”, “universidade livre” e “autonomia já”. Segundo os organizadores do movimento, além dos alunos da USP, também participam do ato estudantes das universidades estaduais Paulista (Unesp), de Campinas (UNICAMP) e de escolas técnicas do interior do estado. Eles chegaram até a concentração da passeata a bordo de 34 ônibus.

O protesto é contra os decretos do governador José Serra (PSDB), que, segundo os manifestantes, interferem na autonomia das universidades estaduais. O ato também pede mais verbas na educação.

Nesta quinta, o governo editou um novo decreto que esclarece as medidas, dizendo que elas não ferem a autonomia das instituições. Serra também reformulou o decreto que institui a Secretaria de Ensino Superior.

Estudantes e servidores dizem que a medida do governo foi tomada para enfraquecer o protesto. Eles afirmam que ainda vão analisar o novo decreto publicado no Diário Oficial de desta quinta.