A USP (Universidade de São Paulo) entrará com medidas judiciais contra um grupo de alunos que invadiu o prédio da reitoria no dia 3 deste mês. A reitora Suely Vilela está reunida desde as 16h desta terça-feira com a assessoria jurídica da universidade e com professores da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco para estudar qual seria o instrumento jurídico a ser utilizado pela direção da universidade.

A hipótese mais provável é um pedido de reintegração de posse do prédio da Reitoria. Os alunos ocuparam o local por não terem sido recebidos pela direção da universidade para entregar uma carta com várias reivindicações, entre elas mais moradias estudantis, reformas em prédios da universidade e um posicionamento oficial da reitoria a respeito dos decretos do governador José Serra (PSDB), entre eles o que criou a Secretaria de Ensino Superior.

Na última sexta-feira à noite, diretores das Unidades de Ensino e Pesquisa USP declararam apoio a direção da universidade para que tome medidas judiciais contra a ocupação do prédio da reitoria por alunos.

Em nota enviada nesta terça-feira, a reitoria reafirmou as propostas que havia feito em um documento enviado aos alunos no último dia 8, mas condicionou o atendimento a desocupação do prédio até as 16h desta terça-feira. Vencido o prazo, Suely deu início a reunião com sua assessoria jurídica e docentes da Faculdade de Direito.

Os alunos afirmam que estão abertos ao diálogo e querem manter as negociações. No entanto, informaram que não vão deixar o prédio.