Quando você sente que seu salário é bom, mas que não é suficiente para tudo aquilo que pretende obter em sua vida, como ter uma situação financeira tranquila com sua família ou morar no exterior, uma das alternativas pode ser investir na sua educação. O gasto é alto num primeiro momento, mas depois vem a recompensa.

De acordo com artigo publicado pelos economistas Anna Crespo, da Princenton University, e Maurício Cortez Reis, do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), esta teoria é comprovada: subir mais um degrau no ensino garante um maior rendimento para o trabalhador brasileiro.

O artigo, baseado em dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), mostra que concluir o ensino superior garante um salário 18% maior.

Invista também em tecnologia

Outro dado do artigo diz respeito à tecnologia. Enquanto os trabalhadores tiveram mais anos de educação desde 1982, as empresas adotaram mais tecnologias e exigiram mais habilidades, o que significa que as pessoas devem investir também em conhecimentos sobre internet , computadores e softwares, por exemplo.

“Em 1982, pouco mais de um terço dos trabalhadores tinha formação primária, que requer quatro anos de estudo, enquanto em 2005, esta proporção se reduziu para 15%. Em 1990, com a liberalização do estado e o progresso tecnológico, exigiu-se mais habilidades dos trabalhadores”, concluiu o artigo.

Diploma

A adição de um ano de estudo tem um grande impacto nos rendimentos, principalmente se ele corresponder a um diploma ou alcance de outro degrau na carreira, o que está relacionado a uma melhor produtividade por parte dos trabalhadores.