Com 1.800 trabalhos inscritos por 2.641 alunos pesquisadores de todas as regiões do Brasil, dos quais 1.489 foram aprovados, o 11º Conic – Congresso Nacional de Iniciação Científica, promovido pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras e Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo, estabelece mais um recorde de participações.

Os trabalhos foram orientados por 1.107 professores de 216 Instituições de Ensino Superior – públicas e privadas, abordando temas relacionados às Ciências Biológicas e Saúde (478 ou 32% do total); às Ciências Exatas e da Terra (80 ou 5%); às Ciências Humanas e Sociais (382 ou 26%), às Ciências Sociais Aplicadas (208 ou 14%) e Engenharias e Tecnologias (341 ou 23%).

Apesar da predominância de estudantes do Estado de São Paulo (646 trabalhos de alunos da Capital e Grande São Paulo; 532 do Interior e 270 do Litoral), o 11º Conic recebeu inscrições de todas as regiões do país, distribuídas da seguinte forma: 97 de Minas Gerais, 61 do Mato Grosso do Sul, 46 do Rio de Janeiro, 32 do Distrito Federal, 19 de Santa Catarina, 14 do Paraná, 12 do Rio Grande do Sul, 12 de Goiás, 12 da Paraíba, 7 do Amazonas e 7 do Mato Grosso, 6 de Pernambuco, 5 de Rondônia, 4 da Bahia, 4 do Pará, 3 do Tocantins, 3 do Ceará, 3 do Amapá, 2 do Espírito Santo e um dos estados de Roraima, Acre e Sergipe.

“A participação de estudantes e professores de todas as partes do Brasil mostra que o interesse pela pesquisa tem crescido, revelando-se um aspecto importante para o desenvolvimento de novos conhecimentos e novas tecnologias, as quais, no futuro, poderão trazer benefícios para a sociedade e dividendos para o país”, afirma Hermes Figueiredo, presidente do Semesp.

O CONIC

Este ano, em sua 11ª edição, o Congresso homenageia a física e química Marie Curie (1867 – 1934), ganhadora de dois Prêmios Nobel (1903 e 1911), adotando como slogan uma de suas citações: “Nada na vida deve ser temido, apenas compreendido”. Para os professores-pesquisadores e para as próprias instituições de ensino superior, de todas as regiões do Brasil (mapa 6) o Conic-Semesp é um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados.

Prêmios

Serão premiados os primeiros colocados de cada uma das cinco áreas do conhecimento (Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias), nas categorias Concluído e Em andamento; e, dentre os premiados na categoria Concluído, haverá um prêmio especial para o trabalho que se caracterizar como voltado ao desenvolvimento e compromisso social.

Os trabalhos premiados cujo autor ou coautores estiverem presentes na cerimônia de entrega receberão os prêmios acrescidos de 50% do valor, conforme as regras do Regulamento Esse critério não incide sobre o prêmio especial.

Pelo segundo ano consecutivo haverá, ainda, o prêmio Incentivo ao Ensino Superior. Além dos prêmios, será expedido um certificado para todos os autores, coautores e orientadores dos projetos apresentados.

Serviço
11º Conic-Semesp
Data das apresentações:
18 e 19 de novembro de 2011
Local: Universidade Santa Cecília (Unisanta) – Santos (SP)

Evento acontecerá na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos, nos dias 18 e 19 de novembro. Número de alunos pesquisadores e professores também é o maior da história.