O Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo registrou o maior número de inscrições desde a criação do Congresso Nacional de Iniciação Científica, o Conic-Semesp. O evento, que comemora dez anos e é considerado o maior do gênero no Brasil, recebeu até o encerramento das inscrições no último dia 31 de agosto um total de 1.570 trabalhos de 3 mil participantes entre alunos e professores. No ano passado, o evento contou com 1.400 inscrições.

Participam do evento estudantes de graduação de instituições públicas e particulares, do Brasil e do exterior, orientados por professores mestres ou doutores. O Congresso, que acontece nos dias 19 e 20 de novembro, no Instituto Presbiteriano Mackenzie, em São Paulo, visa identificar talentos e estimular a transformação de idéias em realidade, como fator determinante ao exercício da criatividade.

Os projetos devem ser devidamente enquadrados em uma das cinco áreas do conhecimento (Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias), nas categorias Concluído ou Em andamento. Após as inscrições, os trabalhos agora seguem para avaliações, conduzindo à pré-seleção e seleção final, realizadas por corpo docente especialmente designado para a leitura dos trabalhos até o dia 15 de outubro.

O Congresso deste ano homenageia o filósofo Aristóteles (384 A.C. a 322 A.C.), criador do pensamento lógico, adotando como slogan uma de suas citações: “Todos os homens, por natureza, desejam saber”. Para os professores-pesquisadores e para as próprias instituições de ensino superior, o Congresso é um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados.

Prêmios

Haverá uma premiação ao 1º colocado de cada uma das cinco áreas do Conhecimento nas categorias Concluído e Em andamento e também um prêmio especial para o trabalho da categoria Concluído, dentre os premiados, que se caracterizar como voltado ao desenvolvimento e compromisso social. Os trabalhos premiados cujo Autor ou Coautores estiverem presentes na cerimônia de entrega receberão o valor do prêmio, conforme as regras do Regulamento, acrescido de 50% do valor. Esse critério não incide sobre o prêmio especial. Pelo segundo ano consecutivo haverá, ainda, o prêmio Incentivo ao Ensino Superior.

Além dos prêmios, será expedido um Certificado para todos os Autores, Coautores e Orientadores dos projetos apresentados.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail [email protected] ou no Portal Semesp (www.semesp.org.br).

10º Conic-Semesp
Data das apresentações: 19 e 20 de novembro de 2010
Local: Instituto Presbiteriano Mackenzie
Endereço: Rua da Consolação, 896, Centro, São Paulo – SP

Regulamentos e Inscrições: no Portal Semesp (www.semesp.org.br)

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 383 mantenedoras e 538 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.

Ligado na Facul

Conheça o projeto Ligado na Facul do Semesp, que busca valorizar a qualidade na escolha da instituição de ensino superior privado.

Acesse  www.ligadonafacul.com.br

Mais informações para a imprensa:

Kassandra Geromel / Ricardo Muza

Assessoria de Comunicação do SEMESP

Convergência Comunicação Estratégica

(11) 2069-4419 / 3129-4232

Visite o nosso site www.convergenciacom.net

10º edição do Conic terá 1.570 trabalhos e 3 mil participantes nos dias 19 e 20 de novembro em São Paulo