O Semesp inicia no dia 17 e vai até 30 de abril, na Austrália, sua 10ª Missão Técnica Internacional, que levará 40 gestores de IES brasileiras para visitas técnicas em instituições que são referência em educação superior de qualidade nas cidades de Sydney, Brisbane e Melbourne, além de reuniões com equipe do Ministério da Educação Australiano, em Camberra, palestras e seminários. Este ano, a comitiva do Semesp conta com três representantes da Secretaria da Regulação e Supervisão da Educação Superior – Seres/MEC, que vão conhecer de perto a excelência educacional australiana.

Para Rodrigo Capelato, diretor Executivo do Semesp, a oportunidade é propícia para estabelecer o início de uma parceria entre as entidades bem como para apresentar o panorama atual do sistema brasileiro de ensino superior e, principalmente, para saber mais sobre os programas educacionais da Austrália, entre eles o VET (Vocational Education and Training), programa de educação vocacional aplicado atualmente para qualificação de jovens e adultos.

“Por meio do VET é possível oferecer uma variedade de qualificações em diversas áreas. Uma sugestão que seria de grande aproveitamento para o ensino brasileiro, proporcionando certificações mais rápidas, que otimizam a inserção do jovem no mercado de trabalho, valorizam e incentivam uma série de profissões que atendem às necessidades atuais do setor produtivo”, explica Capelato.

Desde 1995, a Austrália possui uma Estrutura de Qualificação (Australian Qualifications Framework – AQF) que serve como diretriz para todos os níveis educacionais. Com uma matriz educacional flexível, permite ao estudante o aproveitamento das competências e habilidades adquiridas ao longo da trajetória de formação. O sistema de crédito estudantil australiano também é considerado modelo no cenário internacional.

A proposta é que os integrantes produzam em conjunto um relatório que possa ser compartilhado com todos e usado como guia em cada instituição. “Essa é uma missão de formação. Queremos provocar reflexões e incentivar mudanças”, afirma Fábio Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp.

Entre os temas da 10ª Missão, estão Inovação Acadêmica, Financiamento Estudantil, Estratégias de Internacionalização, Modelo de Financiamento para Pesquisa, Novo currículo de graduação – matriz mais flexível, estudos multidisciplinares, engajamento com projetos de pesquisa contemporâneos e desenvolvimento de competências multiculturais, Redes de Cooperação, Agência de Regulação Australiana, entre outros.