O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior lançou nessa segunda-feira (dia 29), em São Paulo, o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2016. O estudo, elaborado anualmente pela Assessoria Econômica do Semesp com base em modelos econométricos, apresentou um panorama completo da educação superior do país ao longo dos últimos 14 anos, abrangendo todos os estados brasileiros e detalhado por mesorregião. Em sua apresentação o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, afirmou que o estudo revelou “que alunos com Fies evadem três vezes menos que aqueles sem o financiamento, daí a importância de se criarem políticas públicas para inovar em formas de  financiamento estudantil, para que mais jovens possam frequentar o ensino superior”.

O diretor do Semesp disse também que o estudo revelou também que “a projetada redução de 3,6% no total de matrículas na rede privada em 2015 (os números finais ainda não foram divulgados pelo INEP) deve refluir em 2016 e se manter estável.” No entanto, segundo Capelato, a expectativa do Semesp, é de uma queda maior no ensino presencial que deve ser compensada pelo crescimento do ensino a distância. “Esperamos para 2016 um total de matrículas de 5,65 milhões na rede privada em comparação a 5,67 milhões de 2015, uma queda no ensino presencial de 7,8% em relação a 2014 e de 3,2% em relação a 2015. Já o ensino a distância deve crescer 13,1% em 2015 e cerca de 9% em 2016”, contabilizou.

O momento político também foi comentado por Capelato. “É preciso esperar o momento político se definir para que as Instituições de Ensino Superior (IES) encaminhem suas demandas e encontrem alternativas em conjunto para sanar a atual falta de interesse dos jovens pelo Fies. Hoje as IES só estão conseguindo efetivar as matrículas de apenas metade do total de vagas ofertadas pelo Fies, que não tem sido visto mais como uma alternativa viável principalmente por jovens da Classe C, os quais mais pleiteiam o financiamento. Esses jovens têm adiado o sonho de fazer uma graduação por conseguirem financiar apenas uma pequena parcela das mensalidades e, com as mudanças e restrições feitas pelo governo, a falta de crédito, a crise e o desemprego, há cada vez mais a possibilidade de não atingirmos a meta do Plano Nacional da Educação para 2014, que é elevar a 33% a taxa de escolarização líquida da população de 18 a 24 anos no ensino superior que hoje se encontra em 17%”.

Segundo o diretor executivo do Semesp o Fies ofertou apenas 75 mil novos contratos no segundo semestre de 2016 e se as regras fossem um pouco mais flexíveis permitiriam que mais estudantes aptos se inscrevessem. Mesmo assim, a expectativa do sindicato é de que alguns dos inscritos deixem de efetivar as matrículas, elevando o nível atual de 26% para 50%.

O levantamento mostrou ainda a evolução do estoque de empregos no Brasil comparando, mês a mês, o período de dezembro de 2014 a dezembro de 2015. O estoque de empregos para o nível superior completo apresentou queda de 0,9% no período, enquanto que para o contingente com formação apenas no ensino fundamental a redução foi maior, chegando a 5,9% e no ensino médio a queda ficou em 2,1%, o que mostra o quanto é importante a graduação superior em termos de garantir maior empregabilidade.

 

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse https://www.semesp.org.br/. Mídias Sociais: Facebook: https://www.facebook.com/semesp; Linkedin: https://www.linkedin.com/company/semesp e Twitter FNESP: twitter.com/fnesp; 16º CONIC: https://www.facebook.com/ConicSemespOficial/?fref=ts

Atendimento à Imprensa:

Ana Purchio – (11) 2069-4419