O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior lança no próximo 28 de agosto, em São Paulo, o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2017. O estudo, elaborado anualmente pela Assessoria Econômica do Semesp, apresenta um panorama completo da educação superior do país ao longo dos últimos 15 anos, abrangendo todos os estados brasileiros e detalhado por mesorregião.

Desenvolvido desde 2011, o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2017 retrata fielmente o panorama do ensino superior brasileiro em 2015 (período mais recente disponível), comparando os dados estatísticos com os da 6ª edição. Diferentemente da anterior, essa edição traz os cursos mais procurados pelos estudantes por faixa etária, a média do valor das mensalidades, o total de concluintes nos últimos sete anos, além de dados sobre a empregabilidade e a remuneração média do trabalhador brasileiro com e sem curso superior.

“O que chama a atenção nessa edição é que o número total de concluintes em cursos presenciais no Brasil registrou aumento de 9,3% de 2014 a 2015 (eram 841 mil e passaram a 919 mil em 2015) e o número total de concluintes nos cursos a distância cresceu 23% de 2014 a 2015 (eram 190 mil e passaram a 234 mil)”, adianta o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato. Segundo Capelato vale registrar que houve um aumento na proporção de alunos concluintes no ensino superior privado nas faixas de renda inferiores a 3 salários mínimos e de jovens pertencentes a classe C.

Outro dado interessante registrado na publicação é que a empregabilidade está aumentando entre as pessoas que possuem ensino superior completo. “De 2014 a 2015, os postos de trabalho para quem tem curso superior aumentaram 1,5%, chegando a 9,7 milhões de empregos em 2015 e a remuneração média total de quem tem ensino superior completo ficou em torno de 5,7 mil reais”, finaliza Capelato.

Serviço:

Encontro Educacional – Lançamento do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2017

Dia: 28 de agosto

Local: Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior

Endereço: Rua Cipriano Barata, 2.431 – Ipiranga

Inscrições:

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse https://www.semesp.org.br/. Mídias Sociais: Facebook: https://www.facebook.com/semesp; Linkedin: https://www.linkedin.com/company/semesp.

Atendimento à Imprensa:

Ana Purchio – Assessora de Comunicação – (11) 2069-4419/cel. (11) 94208-7576