O 18º CONIC-Semesp será realizado na Universidade Paulista, em São Paulo, e o

prazo para as inscrições termina no dia 31 de agosto

As inscrições para o 18º CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, evento promovido pelo Semesp, já estão abertas e vão até o dia 31 de agosto. Esse ano o Congresso será realizado na Universidade Paulista – Unip, Campus Cidade Universitária, em São Paulo, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, com o tema “Quais as perspectivas da 4ª Revolução Industrial?”.

O objetivo do CONIC-Semesp é identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico com potencial para ser viabilizado como projetos de aplicação na prática e favorecer a criatividade e a geração de conhecimentos. O Congresso premia e incentiva o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos, a pesquisa, a arte e a cultura, buscando facilitar o contato com o que há de mais novo no mercado, além de incentivar os alunos-pesquisadores e seus professores-orientadores. Dá ainda a máxima visibilidade aos trabalhos apresentados, criando condições favoráveis para que possam se tornar realidade, por meio do apoio de instituições e empresas que queiram investir nos assuntos estudados.

“Estudantes que realizam pesquisa de iniciação científica estão engajados com o aprendizado e compromissados com os projetos institucionais. Além disso, os trabalhos apresentam uma série de soluções de impacto na sociedade, já que são de diferentes áreas do conhecimento. Por meio da iniciação científica, os alunos transformam suas ideias em pesquisa, em algo que no futuro pode se transformar em um serviço, um produto ou em uma referência para as pessoas compreenderem as transformações sociais”, comentou Fábio Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp.

Como participar

Podem inscrever trabalhos no CONIC-Semesp alunos brasileiros ou estrangeiros regularmente matriculados em um curso de graduação de instituições privadas ou públicas no país, e como orientadores, professores com grau mínimo de mestrado, brasileiros ou estrangeiros. As áreas habilitadas para receber os trabalhos de iniciação científica são: Ciências Biológicas e Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas.

Além dos prêmios para os melhores trabalhos das quatro áreas do conhecimento, nas categorias “Concluído” e “Em Andamento”, o Congresso premiará o melhor trabalho “Concluído” com um Prêmio Especial e o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental.

Para solicitar a isenção de taxa de inscrição do Congresso, todos os autores cadastrados deverão comprovar a participação no ProUni por meio de documentação específica. Se a opção de isenção por ProUni for marcada na hora da inscrição, o trabalho ficará pendente até todos os documentos serem enviados.

Regulamento completo

Sobre o CONIC

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e na edição de 2017 recebeu número recorde de inscrições: 2.411 trabalhos, contra 2.043 em 2016 e 2.024 em 2015, confirmando o CONIC-Semesp como o maior Congresso de iniciação científica do Brasil.

Do total de inscritos, 2.099 trabalhos foram aprovados para participação efetiva no Congresso. Os trabalhos foram produzidos por 4.153 alunos pesquisadores (autores) de 204 instituições de ensino superior de todos os estados brasileiros. Em 2017, os trabalhos foram divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde (806 trabalhos); Ciências Exatas e da Terra (175 trabalhos); Ciências Humanas e Sociais (514 trabalhos); Ciências Sociais Aplicadas (393 trabalhos); Engenharias e Arquitetura (523 trabalhos).

Serviço

18º CONIC-SEMESP

Dias 30/11 e 1/12

Local: Universidade Paulista – Unip, Campus Cidade Universitária

Endereço: Av. Torres de Oliveira, 330, Jaguaré, SP

Inscrições: Até dia 31/08 – Acesse

Informações: conic@semesp.org.br ou pelo telefone: (11) 2069-4449

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que congrega um grupo expressivo de mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica, o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ e http://uc.semesp.org.br/.

Mídias Sociais

www.facebook.com/semesp/;

https://www.linkedin.com/company/semesp;

https://www.youtube.com/user/VideosSemesp

https://www.instagram.com/semespoficial/

Atendimento à Imprensa

Roseli Ramos

Assessora de Comunicação do Semesp
Convergência Comunicação Estratégica
(55 11) 2069-4419 | 97237-8237