O SEMESP – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior acaba de abrir as inscrições para a 17ª edição do CONIC-SEMESP – Congresso Nacional de Iniciação Científica, que vão até o dia 1º de setembro. Esse ano o evento será realizado no Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo), no bairro de Santo Amaro em São Paulo, dias 24 e 25 de novembro e terá como tema “Política é Cidadania”.

“Em tempos onde a política é preponderante nas relações humanas, se faz necessário ampliar o olhar e compreender suas nuances para além do cenário político e o simples ato de votar. Qual o nosso papel na sociedade? Qual o peso de nossas atitudes nas diversas relações que constituímos ao longo da vida, em casa, no trabalho, com os amigos e por que não com os desconhecidos, com quem interagimos no cotidiano da cidade?”, questiona o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Segundo ele há uma tendência em separar política e cidadania, rejeitando a política por reduzi-la ao ato de escolher representantes, que de fato nem sempre representam os cidadãos, mas ambos os termos propõem que se pense na ação da vida em sociedade, na construção de relações mais empáticas, com alteridade e disposição para atuar junto às diferentes coletividades. “Cada um de nós tem de ser protagonista da ação e não mero espectador”.

O objetivo do CONIC-SEMESP é identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico com potencial para ser viabilizado como projetos de aplicação na prática e favorecer a criatividade e a geração de conhecimentos. O congresso premia e incentiva o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos, a pesquisa, a arte e a cultura, buscando facilitar o contato com o que há de mais novo no mercado, além de incentivar os alunos-pesquisadores e seus professores-orientadores. Dá ainda a máxima visibilidade aos trabalhos apresentados, criando condições favoráveis para que possam se tornar realidade, por meio do apoio de instituições e empresas que queiram investir nos assuntos estudados.

Como participar

Podem inscrever trabalhos no CONIC-SEMESP alunos brasileiros ou estrangeiros regularmente matriculados em um curso de graduação de instituições privadas ou públicas no país, em 2016, e como orientadores, professores com grau mínimo de mestrado, brasileiros ou estrangeiros. As áreas habilitadas para receber os trabalhos de iniciação científica são: Ciências Biológicas e Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Arquitetura.

Além dos prêmios para os melhores trabalhos das cinco áreas do conhecimento, nas categorias “Concluído” e “Em Andamento”, o Congresso  premiará o melhor trabalho “Concluído” com um Prêmio Especial e o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental.

Para solicitar a isenção de taxa de inscrição do congresso, todos os autores cadastrados deverão comprovar a participação no ProUni ou Fies por meio de documentação específica. Se a opção de isenção por ProUni/Fies for marcada na hora da inscrição, o trabalho ficará pendente até todos os documentos serem enviados.

Regulamento completo

Sobre o Conic 

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e na edição de 2016 recebeu número recorde de inscrições: 2.043 trabalhos, contra 2024 em 2015 e 2.004 em 2014. Os números registram um crescimento de 106% na comparação com a 1ª edição, realizada em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos, confirmando o CONIC-Semesp como o maior congresso de iniciação científica do Brasil.

Do total de inscritos, 1.809 trabalhos foram aprovados para participação efetiva no Congresso. Os trabalhos foram produzidos por 3,6 mil alunos pesquisadores (autores) de 196 instituições de ensino superior de todos os estados brasileiros. Os trabalhos foram divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde (604 trabalhos aprovados – 257 concluídos e 347 em andamento); Ciências Exatas e da Terra (157 trabalhos aprovados – 55 concluídos e 102 em andamento); Ciências Humanas e Sociais (441 trabalhos aprovados – 182 concluídos e 259 em andamento); Ciências Sociais Aplicadas (340 trabalhos aprovados – 162 concluídos e 178 em andamento); Engenharias e Tecnologias (501 trabalhos aprovados – 137 concluídos e 364 em andamento).

Serviço

17º CONIC-SEMESP

Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UniÍtalo

Endereço: Av. João Dias, 2.046 – Santo Amaro, São Paulo/SP (próximo ao terminal de ônibus João Dias)

Inscrições: De 17 de julho a 1º de setembro – Acesse

Dias: 24 e 25 de novembro de 2016

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4410

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

 

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio – Assessora de Comunicação

Convergência Comunicação Estratégica

Fone: (11) 2069-4419

Cel.: (11) 94208-7576