Depois do cumprimento das várias etapas para conseguir o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que envolvem o pedido de vaga, a concessão do número de vagas pelo MEC, a candidatura do aluno, a aprovação da lista de vagas e a contratação do financiamento pelo aluno, segundo levantamento realizado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior – Semesp, de 54% de vagas oferecidas pelo Fies hoje, 46% estão sobrando.

“A falta de adesão ao Fies se deve porque o plano de financiamento não é mais atrativo para o aluno”, adianta o diretor executivo do sindicato, Rodrigo Capelato. As razões normalmente são por fatores financeiros. “Para o aluno que possui uma renda per capita de 2 a 2,5 salários mínimos o financiamento é de aproximadamente 18,14% sobre a mensalidade integral. Se a mensalidade média do curso é de R$ 914,50, esse aluno teria um financiamento de apenas R$ 165,50. Ou seja, pagar uma mensalidade de R$ 748,60, fica inviável, muitas vezes. Esse aluno acaba desistindo da contratação”, ressalta Capelato.

Outra razão que tem dificultado a contratação do Fies é o valor da mensalidade da futura dívida que é parcelada em até 3 vezes o tempo do curso, que tem de ser de R$ 100,00 no mínimo. “O contrato só pode ser finalizado se o sistema mostrar pagamento da dívida do aluno superior a R$ 100,00 mensais. Como o teto máximo é de 2,5 salários mínimos, muitas inscrições ainda estão abaixo de R$ 100,00, o que faz com que o aluno não formalize o pedido”.

E, por fim, é mais compensador ao aluno com renda per capita de até 3 salários mínimos concorrer por meio do ProUni que dá  50% ou 100% de bolsa de estudo e o aluno não precisa pagar dívida alguma como no Fies.

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das  Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/  www.facebook.com/semesp/ https://www.linkedin.com/company/semesp.

(11) 2069-4419 / [email protected]

Gabriela Dias