O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior promove no próximo dia 15 de março, na cidade de Marília, o início da 13ª edição das Jornadas Regionais. O evento é realizado anualmente, ao longo do primeiro semestre, em várias regiões do estado, e o diretor executivo do sindicato, Rodrigo Capelato, apresentará um panorama econômico completo e atualizado de todos os municípios que compõem as Regiões Administrativas de Marília (51) e Bauru (39).

Entre os dados levantados estão a evolução no número total de matrículas, de ingressantes (calouros do 1º ano) e de concluintes dos cursos presenciais, a distância e tecnológicos nas IES públicas e privadas; os 20 cursos mais procurados por estudantes nas IES locais, as taxas de evasão, inadimplência e escolarização líquida e a evolução dos contratos do Fies e do ProUni. “Esse ano vamos revelar quais os cursos com maior número de contratos do Fies, empregos por grau de instrução nas RAs de Marília e Bauru, além de uma projeção de queda de matrículas e ingressantes para esse ano”, adianta Capelato.

Glauson Mendes, diretor de Marketing do Centro Universitário João Pessoa (Unipê) e um dos responsáveis pela realização do Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira – SABEBR, vai revelar estratégias de curto, médio e longo prazo, trabalhando a evolução da presença online da própria instituição onde atua, mostrando elementos fundamentais para ajudar a construir uma máquina de gerar leads e matricular alunos, contribuindo também para o desenvolvimento organizacional e operacional das IES.

A gerente jurídica do Semesp, dra. Raquel Torcani Carmona, atualizará os participantes sobre a legislação educacional vigente e as mudanças que poderão ocorrer ao longo de 2017. O evento inova mais uma vez ao patrocinar quatro palestras simultâneas de temas relevantes para as IES.  Das 14h30 às 15h30, o coordenador de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp, prof. Fábio Reis, falará sobre Gestão da Inovação Acadêmica, Aprendizagem Ativa e o Perfil do Professor e a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade São Francisco, Iara Andréa Alvares Fernandes, palestrará sobre Instrumento de Avaliação, dando uma abordagem prática para evidenciar a qualidade dos cursos de graduação.

Gestão de EAD – Estratégias para a oferta das Modalidades Semipresencial e a 100% online, com o estrategista de mercado, coach empresarial, palestrante e educador Luiz Trivelatto e os Indicadores de Qualidade – CPC, IGC, Enade, com Capelato serão temas das palestras simultâneas das 16h às 17h. As próximas cidades que receberão as Jornadas Regionais são: Santos (22 de março), Ribeirão Preto (5 de abril), São José dos Campos (3 de maio) e São José do Rio Preto (7 de junho).

Serviço: 

13ª Jornada Regional de Marília

Data: 15 de março

Horário: das 9h às 17h

Local: Quality Hotel & Conv. Center Marília

End.: Rua Aimorés, 501 – Senador Salgado Filho

Inscrições:

Programação:

Dia 15 de março

9h – 10h – Análise Setorial da Região: Cenários e Tendências – Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp

10h – 11h – Case Unipê – Centro Universitário de João Pessoa: O Marketing Educacional Integrado na Prática | Glauson Mendes, diretor de Marketing da Unipê e responsável pela divulgação do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira

11h – 11h30 – Coffee break

11h30 – 13h – Legislação Educacional/Atualização – Dra. Raquel Torcani Carmona, gerente jurídica do Semesp

13h – 14h30 – Almoço

14h30 – 15h30 – Palestras Simultâneas

Gestão da Inovação Acadêmica, Aprendizagem Ativa e o Perfil do Professor –  Fábio Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp

Instrumento de Avaliação: Uma abordagem prática para evidenciar a qualidade dos cursos de graduação –  Iara Andréa Alvares Fernandes, pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade São Francisco

15h30 – 16h – Coffee break

16h – 17h – Palestras Simultâneas

Gestão de EAD | Estratégias para a oferta das Modalidades Semipresencial e a 100% online – Luiz Trivelatto

Indicadores de Qualidade – CPC, IGC, ENADE e outros –  Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e www.twitter.com/semesp_online.

 

Atendimento a Imprensa:

Ana Purchio

E-mail: [email protected]

Fone: (11) 2069-4419 / 9 4208-7576