Pesquisa do Semesp mostra a retomada do patamar antes da crise de 2015

Para auxiliar o setor na formulação de políticas acadêmica e de gestão, o Semesp – entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil – elabora trimestralmente o Índice de Empregabilidade do Ensino Superior, que mostra a evolução do saldo de empregos dos profissionais com educação superior total e por área, número de empregados com carteira assinada, bem como o valor médio de remuneração por gênero e faixa etária, em comparação aos profissionais com ensino médio.

No 3º trimestre desse ano, o saldo continua positivo para os empregados com ensino superior, voltando ao mesmo patamar antes da crise econômica deflagrada no país em 2015, com 7,16 milhões de empregados. Todas as áreas pesquisadas apresentaram melhora, mas destacam-se Administração, TI, Licenciatura e Enfermagem, comenta Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.

De acordo com o índice, a remuneração média dos homens empregados com ensino superior, faixa etária de 25 a 29 anos, é 119% superior em relação aos empregados com ensino médio. No caso das mulheres, essa diferença salarial por escolaridade é de 99%. A variação salarial por escolaridade fica ainda mais acentuada conforme aumenta a faixa etária, chegando a 248% para os homens de 50 a 54 anos, e a 167% para as mulheres de 50 a 54 anos.

Por gênero, o índice mostra que a diferença salarial entre homens e mulheres empregados com ensino superior vem diminuindo. Enquanto, na média, a diferença chega a 69% para os empregados na faixa de 50 a 54 anos, a diferença salarial entre homens e mulheres cai para 26% para os empregados na faixa etária de 25 a 29 anos.

A diferença salarial entre homens e mulheres empregados com ensino médio também tem diminuído, e, em geral, é bem menor do que para aqueles com ensino superior. Os homens na faixa etária de 50 a 54 anos ganham, em média, 29% a mais que as mulheres. Entre os mais jovens, de 25 a 29 anos, a diferença salarial cai para 14%.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fórum Nacional do Ensino Superior, o Congresso Nacional de Iniciação Científica, o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ e http://uc.semesp.org.br/.

Mídias Sociais

www.facebook.com/semesp/;

https://www.linkedin.com/company/semesp;

https://www.youtube.com/user/VideosSemesp

www.instagram.com/semespoficial/

Atendimento à Imprensa

Roseli Ramos
Assessora de Comunicação
Convergência Comunicação Estratégica
(55 11) 2069-4419 | 97237-8237