O 17º Conic-Semesp – Congresso Nacional de Iniciação Científica, que será realizado pelo Semesp nos próximos 24 e 25 de novembro no Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo), terá a apresentação de um trabalho inovador do aluno Vinícius Araújo da Silva, do último ano de Naturologia da Anhembi Morumbi: “Arte Integrativa no auxílio à qualidade de vida e autoestima de jovens e adolescentes participantes do projeto Terça Rosa no Hospital Pérola Byington.”

“A arte moderna ocidental vem utilizando o corpo feminino sob um olhar masculino, que muitas vezes o inferioriza tornando este corpo objeto de deleite do homem e auxiliando, assim, a propagar a objetificação do corpo da mulher. Estas representações muito pouco falam sobre o feminino e seus corpos, mas sim da sexualidade masculina estereotipada do homem viril que subjuga a mulher e a faz sua. A crescente tensão social acerca dos papéis sociais da mulher e as diferenças de oportunidade decorrentes da desigualdade de gênero fizeram o objetivo do meu trabalho, que visa avaliar a contribuição da Arte Integrativa na qualidade de vida e autoestima de adolescentes do sexo feminino”, adianta Vinícius.

O trabalho, que será analisado por orientadores na próxima sexta (24), em painel, com início às 11 horas e durante o 17º CONIC, está em andamento e em fase de estudo de casos múltiplos. Os atendimentos as adolescentes já começaram. O levantamento dos dados iniciais e o fechamento só será possível ao finalizar o projeto que fará  uma comparação dos dados levantados nos questionários respondidos com os desenhos feitos pelas adolescentes. “No final eu poderei medir como a arte pode auxiliar no desenvolvimento dessas adolescentes e seu processo de transformação. Nesse processo entra a resiliência que as mesmas possivelmente irão adquirir após as intervenções e a integração dos conteúdos emocionais expressos com o objetivo de avaliar se a qualidade de vida e autoestima delas mudou ou não, ou apenas a forma de intervenção que mudou de grupo para o atendimento individual e mais personalizado.

Vinícius considera a Naturologia nova no Brasil e o seu estudo é experimental e prospectivo de metodologia qualitativa e quantitativa. Durante o projeto serão utilizadas técnicas de Grupo Focal e Creative Artistic Therapies em três adolescentes entre 15 e 21 anos, frequentadoras do Ambulatório Terça Rosa no Hospital Pérola Byington.

Serviço

17º Conic-Semesp

Data: 24e 25 de novembro de 2017

Local: Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UniÍtalo

Endereço: Av. João Dias, 2.046 – Santo Amaro, São Paulo/SP

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4410 

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivos identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Na edição de 2016, o CONIC-SEMESP também havia recebido número recorde de inscrições: 2.043 trabalhos contra 2.024 em 2015. Desses, 2.099 foram aprovados para participação efetiva no Congresso. 

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, congrega cerca de 200 mantenedoras de instituições de ensino superior brasileiras. Tem como objetivos representar o segmento privado de educação superior, produzir estudos e análises, e prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br. Mídias sociais:  www.facebook.com/semesp/ ; https://www.linkedin.com/company/semesp/;  https://www.youtube.com/user/VideosSemesp/

Atendimento à imprensa:

Assessora de Comunicação: Ana Purchio / Convergência Comunicação Estratégica

Fones: cel. (11) 94208-7576 / (11) 2069-4419

E-mails:  [email protected] / [email protected]