Enquete do portal Ligado na Facul mostra que 61% aprovam trabalho dentro da instituição

A participação em Empresa Júnior é o melhor meio que a instituição de ensino superior pode oferecer para aproximar os alunos com o mercado de trabalho. É o que aponta uma enquete realizada pelo portal Ligado na Facul, que orienta o público jovem quanto aos critérios de escolha da instituição de ensino superior e fornece informações sobre profissão e carreira.

Segundo o resultado, 61% dos internautas acreditam que trabalhar dentro da própria instituição, através do ingresso em uma empresa júnior, é a melhor oportunidade para adquirir a primeira experiência profissional e praticar os conceitos aprendidos em sala de aula. Para 22% deles, a oferta de estágio surge como o melhor meio de aproximação com o mercado. Já a participação em feiras promovidas pelas instituições de ensino superior com empresas empregadoras é a melhor alternativa para 17% dos internautas.

O resultado da enquete mostra que os universitários estão buscando cada vez mais oportunidades de prática profissional ainda dentro do ambiente acadêmico. Eles querem desenvolver suas habilidades em liderança e ampliar o networking o mais cedo possível. Para isso, buscam conhecimento a partir das práticas que norteiam o mundo corporativo.

Esse é um reflexo da preocupação dos jovens em estarem preparados para enfrentar os processos de recrutamento e seleção dos programas de trainee, cientes de que, além das competências técnicas, as organizações também avaliam a capacidade de assumir riscos, responsabilidades e maturidade dos candidatos, entre outros fatores.

“Essa preferência dos jovens em participar de experiências profissionais ainda durante a duração do curso de graduação é comprovada por um outro estudo, realizado pela empresa júnior do Instituto Presbiteriano Mackenzie. 51% dos jovens que participaram de uma empresa júnior conseguiram colocação no mercado em menos de 30 dias, enquanto 44% levaram, no mínimo, três meses, de acordo com esse outro estudo”, avalia Ricardo Lombardi, coordenador do projeto Ligado na Facul.

Empreendedorismo

O trabalho de um trainee universitário em uma empresa júnior é similar ao de um consultor. O jovem assume um negócio e torna-se responsável pela captação de clientes para a “sua” empresa. Dentre as funções do cargo estão mapeamento de processos, relatórios de necessidades e planos de carreira.

Esse exercício de empreendedorismo foi criado no Brasil em meados de 1980, pela Empresa Júnior Fundação Getulio Vargas. Tinha o objetivo de oferecer ao estudante o aprendizado prático em sua área de formação e aproximar o mercado de trabalho das instituições de ensino.

Desde então, os números comprovam que a modalidade está dando certo, pois a Empresa Júnior da FGV tem previsão de arrecadar R$ 250 mil apenas este ano.