Trabalho visa melhorar tempo de espera nas filas de atendimento para a Copa do Mundo em 2014

Em meio às adequações de infraestrutura para a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, está a revitalização dos aeroportos do país. Segundo dados da INFRAERO, apenas este ano o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, recebeu cerca de 12,5 milhões de passageiros.

Aumentar a capacidade no atendimento do check in é uma das ações para otimizar os serviços prestados aos turistas que percorrerão o país durante os dias do evento. Pensando nisso, o estudante de Engenharia de Produção Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia Fábio Torres, desenvolveu o trabalho de conclusão de curso (TCC) com o tema “Simulação Computacional da Área de check-in do terminal de passageiros do Aeroporto de Congonhas: Uma abordagem para adequação à Copa do Mundo FIFA 2014”.

O objetivo do projeto é propor cenários de melhoria no tempo de espera em filas de check in. De acordo com uma pesquisa de campo do estudante, feita em maio deste ano, os passageiros esperam, entre os horários de 14h30 e 19h00, em média 31 minutos na fila para serem atendidos. “Após essa observação, os dados foram tratados em softwares estatísticos. Nessa fase, foram determinadas as medidas de posição e dispersão das variáveis estudadas”, explica o futuro engenheiro.

Com as etapas de coleta e tratamento de dados finalizadas, o estudante construiu o modelo computacional em um software de simulação. O modelo teve como base as informações coletadas, e como resultado os indicadores de espera nas filas de check in. Esse protótipo passou por validação junto às companhias aéreas, que apontaram os tempos atuais de espera em filas. “A partir disso, projetamos os cenários determinando um tempo de espera de até 12 minutos, considerado aceitável e curto pela IATA (International Air Transport Association)”, afirma Fábio.

A simulação computacional com a proposta de melhorias foi apresentada no 12° Congresso Nacional de Iniciação Científica – Conic, realizado pelo Semesp, nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo.