Entendendo o novo CPC 

Jornada Regional de Ribeirão Preto fecha com a discussão em torno

de um equilíbrio dos indicadores de avaliação do ensino superior

O diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, finalizou nesta quarta-feira (20) a Jornada Regional de Ribeirão Preto relembrando o conceito e composições do Conceito Preliminar de Curso (CPC), das mudanças para a nova fórmula de cálculo, além de apresentar como é feita a avaliação da infraestrutura do Projeto Pedagógico até 2011 e 2012. Ele também explicou a complexa metodologia para se calcular os índices do próprio CPC, do IDD (Índice de Desempenho do Concluinte) e do IGC (Índice Geral de Cursos).

No início de 2012, o Semesp, em conjunto com o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, levou ao Governo preocupações sobre o cálculo dos indicadores CPC e IGC, em virtude da dispensa dos alunos ingressantes para realização do ENADE em 2011. Foi criada uma Comissão para discutir o novo modelo dos indicadores e manter o diálogo permanente com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

“Passamos a participar de todas as discussões e conseguimos avançar, reduzindo o peso de alguns indicadores e aumentando o de outros, o que levou a um melhor equilíbrio; porém, ainda não é o ideal”, explicou Capelato. As mudanças foram: a nota dos ingressantes que reduziu de 15% para 0%; a nota do Enade de concluinte que subiu de 15% para 20%; o IDD que era de 30% e foi para 35%; a infraestrutura, o projeto pedagógico, mestres e regime de trabalho que antes tinham 5%, passaram a ter 7,5% e doutores, que antes tinham o peso de 20%, passaram a 15%. A comissão ainda participou com propostas para o aperfeiçoamento das avaliações da infraestrutura e do projeto pedagógico.

As próximas cidades que receberão as Jornadas Regionais são Campinas (02-03/04), Marília (23-24/05), São José do Rio Preto (11-12/06) e São José dos Campos (25-26/06).