Revista foi desenvolvida pela Rede Pioneira do Semesp, formada pelas USF, Unifeob e Uniararas para divulgar projetos de inovação e cooperação entre IES 

 

Na próxima terça-feira (dia 19) na Universidade São Francisco (USF), Unidade Cambuí/Campinas (Rua Cel. Silva Teles, 700, prédio ‘C’), às 10 horas, acontecerá o lançamento da Revista Ensaios Pioneiros, uma iniciativa das Redes de Cooperação do Semesp. “A primeira Rede de Cooperação, criada ano passado pelo Semesp, se transformou em Rede Pioneira e é formada pela  Universidade São Francisco (USF), Centro Universitário Octávio Bastos (UNIFEOB) e Centro Universitário Hermínio Ometto (UNIARARAS). O nome nasceu das próprias instituições, que com a maturidade adquirida com as reuniões criaram grupos de trabalho e descentralizaram a dinâmica da Rede. Esses grupos de trabalho são formados por representantes de cada instituição e hoje são responsáveis por organizarem os projetos que, posteriormente, são aprovados pelos dirigentes das instituições”, conta o diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp, prof. Fábio Reis.

Segundo Reis, o Grupo de Trabalho da dimensão acadêmica da Rede Pioneira propôs e foi aprovada a criação de uma revista acadêmica para divulgar projetos das três instituições da Rede. “A Revista Ensaios Pioneiros representa uma conquista do grupo, porque não é comum IES organizarem publicações de forma coletiva. Com essa iniciativa conjunta, as IES poderão diminuir custos, ampliar a discussão acadêmica, oferecer oportunidades de publicação para os professores, cria maior sinergia e oportunidades das instituições realizarem pesquisa, projetos acadêmicos ou de extensão em conjunto e fortalecer os vínculos institucionais”, enumera.

Quando o Semesp projetou a organização das Redes de Cooperação ano passado não havia a pretensão de obter bons resultados a curto prazo. As experiências nacionais e internacionais indicam que processos de cooperação precisam de tempo para que as instituições envolvidas adquiram confiança para trocarem informações estratégicas e compartilharem serviços e compras para reduzirem custos. “E nós, em pouco mais de um ano já organizamos sete Redes de Cooperação, que reúnem 31 instituições de ensino superior, sendo que cada uma tem seu perfil e uma dinâmica própria, mas o que sustenta o funcionamento dela é a relação de confiança entre as pessoas e a percepção de que todas as instituições participantes são beneficiadas”.

Quando teve início o processo de organização das Redes de Inovação o Semesp convidou instituições que desejavam participar da cooperação e que tinham perfis semelhantes. “Agora estamos certos de que a Rede Pioneira irá desenvolver vários projetos, além da revista, e que as iniciativas do grupo irão se transformar em exemplo de cooperação para as demais Redes’, finaliza Reis.

Sobre a Revista Ensaios Pioneiros – É uma publicação digital, de periodicidade semestral, criada pela Rede Pioneira de Cooperação do Estado de São Paulo (formada pelas IES USF, FHO|Uniararas e Unifeob), dedicada a veiculação de artigos científicos de diferentes áreas do conhecimento, organizados em seis seções: Ciências Agrárias e Ambientais; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas; Educação e Ensino e Extensão.

Link para a 1ª edição da revista: https://ensaiospioneiros.usf.edu.br/ensaios/index

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse https://www.semesp.org.br/site/. Mídias Sociais: Facebook: https://www.facebook.com/semesp ; Linkedin: https://www.linkedin.com/company/semesp

Atendimento à Imprensa:

Ana Purchio – Assessora de Comunicação / Convergência Comunicação Estratégica – Fones: (11) 2069-4419/cel. (11) 94208-7576.