A 18ª edição do Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, organizado pelo Semesp – Sindicado das Mantenedoras de Ensino Superior Semesp terá em sua abertura a palestra “Destruição criativa: destruindo o modelo antigo para a construção do novo”, com a presença da cofundadora e diretora de Inovação em Educação Superior da InnovaHiEd, Lueny Morell.

InnovaHiEd é uma rede formada por educadores associados que se atreveram a mudar a maneira de ensinar, aumentando a aprendizagem dos alunos e ajudando os gestores de instituições de ensino superior a transformar os métodos de ensino por meio de inovação, formando parcerias acadêmicas com empresários do Vale do Silício. A rede oferece ainda capacitação, orientação e treinamento para educadores de ciências, tecnologia, engenharia e matemática e líderes no currículo de reengenharia, métodos de ensino/aprendizagem, avaliação de resultados, construção e consolidação de relacionamentos entre indústrias e universidades e muitas outras áreas estratégicas e melhores práticas de gestão do ensino superior.

Segundo Lueny Morell, diretora de Inovação da rede, “é possível que as instituições de ensino superior inovem sem dispender grandes investimentos bastando injetar e plantar uma semente de inovação na mente das pessoas”. Depois de uma longa carreira no mundo acadêmico e na indústria, e com mais de 35 anos de experiência, essa engenheira química foi cofundadora da NEU, uma plataforma inovadora para ensinar engenharia no Vale do Silício, Califórnia, e recebeu vários prêmios por seu trabalho, incluindo o prestigioso Prêmio Gordon NAE-EUA para inovações no ensino de engenharia.

Em sua palestra no FNESP ela contará suas experiências, citando exemplos e modelos de empresas, não só de educação, que tiveram de se recriar para sobreviver, por meio de modelos inovadores e gestão planejada dos negócios. “O ensino superior, especialmente de engenharia e educação tecnológica, desempenha um papel crítico no desenvolvimento e na manutenção do crescimento econômico e na promoção do bem-estar da sociedade e as Engenharias e as Tecnologias ensinadas nas instituições de ensino superior precisam se engajar em um processo de inovação e transformação contínua para melhor atender às necessidades do seu país e região e melhor servir a sociedade”, finaliza.

SERVIÇO
18 FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro
Tema: Destruição criativa na educação superior
Data: 22 e 23 de setembro de 2016
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – 5º andar – Rua Frei Caneca, 569 – São Paulo – SP
Inscrições
Informações: [email protected]
Telefone: (11) 2069-4444
http://www.fnesp.com.br/

Programação 18° FNESP

Dia 22

9h00 – Abertura

9h30 – Destruição criativa: destruindo o modelo antigo para a construção do novo
Palestrante: Lueny Morell, diretora de Inovação em Educação Superior, da Innovahied

10h30 – Coffee-break

11h00 – Sistemas educacionais e competitividade: Análise comparativa entre Coreia do Sul, México e Brasil

Palestrantes: Seong Geun Bae, vice-ministro da Coreia do Sul (a confirmar); Salvador Malo, secretário da Educação Superior do México e Maria Helena Guimarães de Castro, secretária executiva do Ministério da Educação.

Presidente de Sessão: Adriano Novaes, diretor da ESAMC Uberlândia

12h30 – Almoço oferecido pelo evento

14h30 – Novos conceitos de organização das Instituições de Ensino Superior

Palestrantes: Thomas Cavanagh, vice-presidente da Distributed Learning University of Central Florida e Johann Löhn, presidente da Steinbeis University

Presidente de Sessão: Gabriel Mário Rodrigues (ABMES)

15h30 – Coffee-break

16h00 – A gestão da IES em tempos de incertezas. Como equilibrar a sustentabilidade, investir na inovação e ser relevante para a sociedade ao mesmo tempo?

Palestrantes: Stefano Barra Gazzola, presidente do Grupo Educacional Unis; Taiguara Langrafe, vice-reitor da Fecap e Priscila Simões, vice-reitora da UniÍtalo

Presidente da sessão: Guilherme Marback, reitor da Unijorge

Debate: 30 minutos

Dia 23

9h00 – Um novo olhar para o Ensino Superior – (Sessões simultâneas)

Sessão 1 – O que a pesquisa Semesp/Instituto Data Popular revelou sobre os anseios dos alunos da classe C e quais os caminhos para engajá-los no ensino superior?
Palestrante: Rodrigo Capelato – diretor-executivo do Semesp

Sessão 2 – Cursos de graduação a distância – Qual a visão dos estudantes sobre o que estamos oferecendo?
Palestrante: Débora Figueiredo – diretora da Folks Netnográfica

Sessão 3 – Redução de custos por meio de Redes de Cooperação
Palestrante: Fábio Reis – diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp e professor do UNISAL

10h30 – Coffee-break

11h00 – A IES reinventada – (Sessões simultâneas)

Sessão 1 – Empreendedorismo e o diálogo com o setor produtivo
Palestrante: José Carlos de Souza Jr. – reitor do Centro Universitário Mauá

Sessão 2 – Tecnologias e plataformas adaptativas
Palestrante: Felipe Matos – fundador da Studiare

Sessão 3 – Novos espaços para o aprendizado em qualquer lugar
Palestrante: Oscar Jerez Yanez – diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade do Chile

12h30 – Almoço oferecido pelo evento

14h00 – Ensino Superior em tempos de mudanças velozes: o que vai acontecer nos próximos anos?

Palestrantes: Marcelo Tas – diretor, jornalista, apresentador de televisão, escritor e roteirista brasileiro; Clóvis de Barros Filho – professor livre-docente da Universidade de São Paulo, palestrante e consultor do Espaço Ética e Rubem Barros – diretor editorial da Revista Educação
Presidente de Sessão: Milton Jung – jornalista e radialista da rádio CBN

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Atendimento à Imprensa:
Ana Purchio / 11 2069-4419 / [email protected]