A 18ª edição do Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, organizado pelo Semesp – Sindicado das Mantenedoras de Ensino Superior tratará do tema: “Destruição criativa na educação superior” e acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro, em São Paulo.

Em 1942, o economista austríaco Joseph Schumpeter cunhou a expressão “destruição criativa” para explicar como produtos e métodos inovadores tomam o lugar dos antigos no desempenho dos negócios a cada ciclo econômico. Passadas mais de sete décadas, percebe-se que esse conceito ainda está muito presente e atual quando se analisam as diferentes situações que impactam a dinâmica das instituições integrantes do sistema de educação superior no Brasil.

“Hoje dificilmente uma instituição de ensino superior será competitiva se não perceber as transformações dos ciclos da inovação, como o surgimento de novas tecnologias de baixo custo e alto impacto, ou as mudanças do marco legislativo, político ou econômico”, defende o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Por isso, com exemplos que demonstram que os melhores sistemas de educação superior da atualidade estão vinculados à inovação e também à adoção de políticas públicas que colaboram com a competitividade dos sistemas e das instituições, o FNESP “pretende provocar uma grande reflexão e apontar soluções práticas para a construção no Brasil de um sistema educacional competitivo pautado em inovação, o que em alguns casos pode significar a total reorganização institucional e a adoção de alternativas para que as IEs possam “destruir” o que não funciona e promover uma alteração criativa”.

Para abrir o evento no dia 22 de setembro, o FNESP convidou vários especialistas internacionais como Lueny Morell, diretora de Inovação em Educação Superior da InnovaHiEd que fará a palestra “Destruição criativa: destruindo o modelo antigo para a construção do novo”. No painel sobre “Sistemas educacionais e competitividade: Análise comparativa entre México e Brasil” os convidados são Salvador Malo, secretário da Educação Superior do México e, pelo Brasil, Maria Helena Guimarães, secretaria de Educação Superior. Thomas Cavanagh, vice-presidente da Distributed Learning University of Central Florida e Johann Löhn, presidente da Steinbeis University trarão os “Novos conceitos de organização das Instituições de Ensino Superior”.

No período da tarde, Stefano Barra Gazzola, presidente do Grupo Educacional Unis, Taiguara Langrafe, vice-reitor da Fecap e Priscila Simões, vice-reitora da UniÍtalo debaterão “A gestão da IES em tempos de incertezas. Como equilibrar a sustentabilidade, investir na inovação e ser relevante para a sociedade ao mesmo tempo?”

No segundo dia do evento, dia 23, ocorrerão três sessões simultâneas no período da manhã, com a divulgação de estudos como “O que a pesquisa Semesp/Instituto Data Popular revelou sobre os anseios dos alunos da classe C e quais os caminhos para engajá-los no ensino superior?”, apresentado por Capelato e “Cursos de graduação a distância – Qual a visão dos estudantes sobre o que estamos oferecendo?”, por Débora Figueiredo, diretora da Folks Netnográfica. E o diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp, Fábio Garcia Reis, palestrará sobre “Redução de custos por meio de Redes de Cooperação”.

E, no período da tarde, acontecerão mais três sessões simultâneas. A primeira é sobre “Empreendedorismo e o diálogo com o setor produtivo”, com José Carlos de Souza Jr., reitor do Centro Universitário Mauá. “Tecnologias e plataformas adaptativas” será o tema do palestrante Felipe Matos, fundador da Studiare. E “Novos espaços para o aprendizado em qualquer lugar”, com Oscar Jerez Yanez, diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade do Chile.

Para finalizar o evento, o FNESP proporá um debate construtivo sobre “Ensino Superior em tempos de mudanças velozes: o que vai acontecer nos próximos anos?” com a presença dos famosos Marcelo Tas, diretor, jornalista, apresentador de televisão, escritor e roteirista brasileiro; Clóvis de Barros Filho, ator, apresentador e um dos idealizadores da produtora de vídeos para a internet Porta dos Fundos; Milton Jung, jornalista e radialista da rádio CBN e para intermediar as discussões o diretor editorial da Revista Ensino Superior, Rubem Barros.

SERVIÇO
18 FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro
Tema: Destruição criativa na educação superior
Data: 22 e 23 de setembro de 2016
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – 5º andar – Rua Frei Caneca, 569 – São Paulo – SP
Inscrições
Informações: [email protected]
Telefone: (11) 2069-4444
http://www.fnesp.com.br/

Programação 18° FNESP

Dia 22

9h00 – Abertura

9h30 – Destruição criativa: destruindo o modelo antigo para a construção do novo

Palestrante: Lueny Morell, diretora de Inovação em Educação Superior, da Innovahied

10h30 – Coffee-break

11h00 – Sistemas educacionais e competitividade: Análise comparativa entre Coreia do Sul, México e Brasil

Palestrantes: Seong Geun Bae, vice-ministro da Coreia do Sul (a confirmar); Salvador Malo, secretário da Educação Superior do México e Maria Helena Guimarães de Castro, secretária executiva do Ministério da Educação.

Presidente de Sessão: Adriano Novaes, diretor da ESAMC Uberlândia

12h30 – Almoço oferecido pelo evento

14h30 – Novos conceitos de organização das Instituições de Ensino Superior

Palestrantes: Thomas Cavanagh, vice-presidente da Distributed Learning University of Central Florida e Johann Löhn, presidente da Steinbeis University

Presidente de Sessão: Gabriel Mário Rodrigues (ABMES)

15h30 – Coffee-break

16h00 – A gestão da IES em tempos de incertezas. Como equilibrar a sustentabilidade, investir na inovação e ser relevante para a sociedade ao mesmo tempo?

Palestrantes: Stefano Barra Gazzola, presidente do Grupo Educacional Unis; Taiguara Langrafe, vice-reitor da Fecap e Priscila Simões, vice-reitora da UniÍtalo

Presidente da sessão: Guilherme Marback, reitor da Unijorge

Debate: 30 minutos

Dia 23

9h00 – Um novo olhar para o Ensino Superior – (Sessões simultâneas)

Sessão 1 – O que a pesquisa Semesp/Instituto Data Popular revelou sobre os anseios dos alunos da classe C e quais os caminhos para engajá-los no ensino superior?
Palestrante: Rodrigo Capelato – diretor-executivo do Semesp

Sessão 2 – Cursos de graduação a distância – Qual a visão dos estudantes sobre o que estamos oferecendo?
Palestrante: Débora Figueiredo – diretora da Folks Netnográfica

Sessão 3 – Redução de custos por meio de Redes de Cooperação
Palestrante: Fábio Reis – diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp e professor do UNISAL

10h30 – Coffee-break

11h00 – A IES reinventada – (Sessões simultâneas)

Sessão 1 – Empreendedorismo e o diálogo com o setor produtivo
Palestrante: José Carlos de Souza Jr. – reitor do Centro Universitário Mauá

Sessão 2 – Tecnologias e plataformas adaptativas
Palestrante: Felipe Matos – fundador da Studiare

Sessão 3 – Novos espaços para o aprendizado em qualquer lugar
Palestrante: Oscar Jerez Yanez – diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade do Chile

12h30 – Almoço oferecido pelo evento

14h00 – Ensino Superior em tempos de mudanças velozes: o que vai acontecer nos próximos anos?

Palestrantes: Marcelo Tas – diretor, jornalista, apresentador de televisão, escritor e roteirista brasileiro; Clóvis de Barros Filho – professor livre-docente da Universidade de São Paulo, palestrante e consultor do Espaço Ética e Rubem Barros – diretor editorial da Revista Educação

Presidente de Sessão: Milton Jung – jornalista e radialista da rádio CBN

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Atendimento à imprensa:
Ana Purchio – E-mail: [email protected] – Fone: (11) 2069-4419