projeto_hortaliças (3) - CópiaTrabalho desenvolvido por aluna do 4º ano de Nutrição da Universidade do Grande ABC pode ser levado a outras comunidades

Beliza Yoko Kasihara tem 26 anos e está cursando o último ano de Nutrição na Universidade do Grande ABC – Anhanguera Educacional. Para o trabalho de conclusão de curso, a estudante desenvolveu um projeto para analisar a viabilidade do cultivo de hortaliças em garrafas tipo PET em uma comunidade carente de Santo André, visando o fácil acesso a alimentos nutritivos, promovendo assim a segurança alimentar e nutricional de seus habitantes.

O trabalho foi feito em fases. Na primeira fase foram cultivadas diversas hortaliças em garrafas na clínica-escola da universidade. Na segunda, os moradores receberam as garrafas em suas casas com o objetivo de implantar as hortas. Cerca de 16 famílias carentes – 73 pessoas, entre adultos e crianças – foram beneficiadas com o projeto.

As hortaliças cultivadas foram orégano, manjericão, alecrim e hortelã, condimentos que eram utilizados por ciganos que constituíram a comunidade. “Após 30 dias de cultivo as famílias responderam a um questionário onde constatamos que 75% delas consumiram as hortaliças produzidas nas hortas de garrafas”, conta Beliza.

A produção também foi satisfatória, pois 94% das amostras de manjericão e orégano vingaram. A hortelã apresentou resultado de 81,25% e o alecrim 25%.  “Esse projeto foi gratificante porque houve na comunidade carente uma conscientização da importância de se aumentar o consumo de hortaliças na alimentação. Também eles puderam perceber que é possível plantar com um baixo custo para obter alimentos de boa qualidade, sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos”, finaliza Beliza.

A Universidade do Grande ABC pretende implantar o projeto de Beliza em outras comunidades carentes. A estudante desenvolveu um manual que contém todas as explicações de como cortar as garrafas, o tipo de terra a ser usada para plantar as mudas, como conseguir as mudas e cuidar da horta até o consumo.