Maior evento do gênero no país tem grande número de estudos apoiados por bolsas e ajuda das próprias instituições de ensino superior

O 12º CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado pelo SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo em parceira com a Universidade São Judas (Unidade Mooca), terá um número recorde na edição desse ano: 1.949 trabalhos foram enviados para inscrição (contra 1.932 em 2011). Desses, 1.845 foram efetivados e 1.536 aprovados para participação efetiva no Congresso.

Os trabalhos foram produzidos por 2.641 alunos pesquisadores (autores e coautores) e orientados por 1.117 professores de 232 instituições de ensino superior de todas as regiões do país e estão divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde (501), Ciências Exatas e da Terra (48), Ciências Humanas e Sociais (415), Ciências Sociais Aplicadas (262) e Engenharias e Tecnologias (310). Na divisão por categorias, os trabalhos concluídos totalizam 664 (43%) e os em andamento 872 (57%).

A região Sudeste concentra a maior participação esse ano. Do Estado de São Paulo foram 1.486 inscrições, seguindo-se Minas Gerais com 134, Rio de Janeiro com 33 e Espírito Santo com sete trabalhos apresentados e aprovados. Os números registram um crescimento de mais de 85% na comparação com a primeira edição do CONIC, realizada em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos e representam um aumento considerável na participação dos estudantes das IES privadas – 1.777 inscrições (91%) contra 172 (9%) trabalhos de alunos de IES públicas.

“O grande número de trabalhos de pesquisa científica apresentados, nos últimos anos, comprova o interesse dos estudantes na busca por novos conhecimentos e abre possibilidades para que esta atividade receba cada vez mais atenção e investimentos no Brasil”, avalia Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.

Para o professor e diretor do Centro de Pesquisa da Universidade São Judas Tadeu, Antônio José da Silva, “a São Judas sempre atuou com base no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão e o CONIC é uma excelente oportunidade para mostrar aos participantes do evento, que vêm de todo Brasil, a estrutura educacional e os trabalhos desenvolvidos por alunos e professores durante a graduação”.

Bolsas de estudo

O apoio das IES e de organismos de fomento à pesquisa aos estudantes participantes do 12º CONIC, está sendo significativo na presente edição do evento. Entre os alunos de IES privadas, 29,7% estão recebendo alguma espécie de ajuda das próprias IES no desenvolvimento dos trabalhos, enquanto que apenas 8,9% contam com apoio de organismos oficiais como o CNPQ e a Fapesp.

Já entre os alunos de instituições públicas, a concessão de bolsas tem um perfil diferente: 22,9% contam com financiamentos públicos e 14,3% com ajuda das próprias instituições. 

“A concessão dos incentivos oficiais para pesquisa em maior número para trabalhos de estudantes da rede pública precisa ser melhor discutida, pois os alunos da rede privada, que já se esforçam para pagar as mensalidades, precisam de mais apoio para desenvolverem suas investigações acadêmicas, as quais são igualmente necessárias para a geração de conhecimento”, conclui Capelato.

Serviço

12º Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC-SEMESP

Data: 30 de novembro e 01 de dezembro de 2012

Horário: Dia 30/11, das 9h30 às 18h

                      Dia 1º/12, das 9h às 16h
Local: Universidade São Judas Tadeu – Unidade Mooca
End.: Rua Taquari, 546 – Mooca – São Paulo – SP
*próximo à estação Bresser do metrô.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 370 mantenedoras e 545 mantidas, que oferecem cursos em 162 municípios do estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à Educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro; o Congresso Nacional de Iniciação Científica; e as Jornadas Regionais, realizadas em cidades do Interior do Estado de São Paulo. Para saber mais sobre o Semesp, acesse  www.semesp.org.br/portal / ou www.facebook.com/semesp  e www.twitter.com/semesp_online

Ligado na Facul

Conheça o projeto Ligado na Facul do Semesp, que busca valorizar a qualidade na escolha da instituição de ensino superior privado. Acesse  www.ligadonafacul.com.br

Credenciamento de Jornalistas e Atendimento à imprensa:

Ana Purchio

(11) 2069-4419 / [email protected] / [email protected]

Ricardo Muza

(11) 3129-4232 / [email protected]