Caio Simi, diretor-executivo da Numbr, apresentou durante as 12ª Jornadas Regionais de Ribeirão Preto, realizadas pelo Semesp na última terça-feira (23/2) no Hotel Ibis Shopping Ribeirão, as aplicações do Big Data para o setor educacional e como elas podem ajudar as instituições de ensino superior na tomada de decisões e a melhorar a captação e retenção de seus alunos.

“O BigData é um conceito lançado no mercado pela Gartner Group em 2003, pelo VP de pesquisas, Douglas Laney, que apontou para a necessidade de se observar uma nova realidade de produção de dados na internet caracterizada por 5V’s: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor”, explicou Simi. Com o uso desse conceito a Numbr fez um levantamento que traçou o perfil dos jovens que acessaram as mídias sociais, em 2015, na RA de Ribeirão Preto.

“Segundo o estudo, 52 milhões de buscas no Google Brasil foram por informações sobre universidades, 12 milhões de menções sobre universidades nas redes sociais de 1,2 milhão de compartilhamentos de notícias sobre universidades nas redes. Nesse levantamento na região de Ribeirão Preto detectamos que por palavra-chave, mais de 72 mil alunos criticaram as IES, 39% comentou sobre a falta ou demora no atendimento que recebeu, 19% criticou o curso que está fazendo e 11% a plataforma de cadastro e o reembolso no Fies, 9% dos alunos reclamou da demora na efetuação da matrícula e 8,14% teve dificuldade no contato com alguém na IES.”

Para Simi, esses dados revelam que cada vez mais é preciso aprofundar a análise do que os jovens necessitam, procuram e desejam na rede, considerando que a pesquisa revelou um perfil de que 66% desse público, até 34 anos, são mulheres e 44% homens, sendo 52% casados.

A pesquisa selecionou, ainda, as críticas que apontam as razões pelas quais o aluno evade. O resultado foi: 45% teve falta de interesse pelo curso ou pela escolha da IES; 17% por problemas financeiros como falta de dinheiro, desemprego ou remuneração baixa; 17% outros objetivos como fazer intercâmbio, curso de inglês ou construir família; 6,9% problemas com a faculdade como demora para para fazer matrícula ou não gostar da metodologia de ensino; 6,9% descontentes com o curso que estão fazendo, desejo de trancar a matrícula para pensar melhor; 3.4% relatando problemas com bolsas de estudo como demora para sair resultados e 3,3% destacando a distância da residência para a IES.