O diretor Executivo do Semesp (entidade que congrega mantenedoras do Brasil), Rodrigo Capelato, apresenta “Panorama da Educação Superior: Oportunidades frente ao cenário macroeconômico e concorrência”, na 11ª edição do SADEBr – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira, que será realizado em Salvador, nesta sexta-feira (6), às 10h45. A análise setorial do ensino superior do estado da Bahia e da Região Metropolitana de Salvador, composta por 38 municípios.

Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, adianta que, mesmo com a grave crise econômica que o país sofre desde 2015 e a crise do Financiamento Estudantil – Fies, a variação das matrículas nas instituições de ensino superior, em cursos presenciais, no Estado da Bahia manteve-se praticamente estável (-0,9%). Enquanto no Brasil o índice registrou queda de 2,6% em 2016.

“A explicação desse cenário um pouco melhor na Bahia deve-se ao trabalho das instituições de auxiliar alunos com oferta de financiamentos próprios, cursos com boa empregabilidade e renegociações”, explica Rodrigo Capelato.

Quando considerada somente a Região Metropolitana de Salvador, a variação no número de matrículas em cursos presenciais foi mais acentuada (-4,1%), passando de 145 mil para 139 mil matriculados em 2016.

O índice de matrículas nos cursos a distância (EaD) registrou desempenho um pouco melhor em relação aos cursos presenciais no estado (-0,6%), mas abaixo do nacional (8,4%).

Os cursos a distância são procurados pelas pessoas de faixa etária mais elevada. Enquanto o público que procura os cursos presenciais é, na maioria, composto de jovens até 24 anos, os interessados por cursos a distância têm, na maioria, mais de 29 anos. “Os cursos a distância têm sido muito interessantes para as pessoas que não tiveram a oportunidade de fazer um curso superior quando saíram do ensino médio. Além da flexibilidade de horário e de não precisar se deslocar todos os dias para a faculdade, os valores mais acessíveis das mensalidades também tornam os cursos mais atrativos para as pessoas que querem crescer profissionalmente ou mesmo aumentar as suas chances de empregabilidade”, afirma Rodrigo Capelato.

De acordo com os dados do Semesp, a taxa de evasão em cursos presenciais no estado apresentou pequena oscilação, de 23,3% em 2015 para 23,7% em 2016. No EaD, a evasão em 2016 ficou em 32,2% contra 29,7% em 2015. Já no Brasil, a taxa de evasão ficou em 30,1% nos cursos presenciais e 36,6% no EaD.

A análise do diretor do Semesp também englobará os números de concluintes dos cursos presenciais, tecnológicos e EaD, cursos mais procurados, migração dos estudantes, perfil dos alunos, nota de corte e mensalidade média, dados do Fies 2018, entre outros.

Serviço

11ª SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira

Data: 6 de abril

Horário: das 09h00 às 18h00

Local: Wish Hotel da Bahia

Avenida Sete de Setembro, 1537, Salvador

Programação completa