Os alunos Allef Anderson da Silva, Ricardo Tavares Ribeiro de Mendonça e Willian Mulia Miranda, do penúltimo ano de Engenharia Mecatrônica da Universidade de Franca (Unifran), desenvolveram sob a supervisão do Prof. André Márcio de Lima Curvello o projeto de um sistema de localização de rotas para ônibus que será apresentado no dia 26 de novembro durante o 16º Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC-Semesp. Denominado BUSME, é um aplicativo com o qual o usuário pode saber com antecedência qual a posição de seu ônibus para administrar seu tempo e chegar no ponto sem muita espera e com mais segurança.

“O objetivo do nosso projeto é construir um rastreador para ônibus com tecnologia GPS e GRPS (3G) e reconhecimento automático e visualização em tempo real das rotas por meio de um aplicativo para SmartPhone. Em um primeiro momento, fizemos uma revisão bibliográfica para adquirir conhecimentos necessários para o entendimento e uso do GPS filtrando informações e coordenadas necessárias para a localização. Depois criamos um servidor para receber os dados e, por último, os introduzimos os mapas e determinadas aplicações visuais dos dados recebidos para melhor  visualização por meio do aplicativo”, diz Allef Anderson da Silva.

Segundo o aluno, “o sistema é funcional e, na prática, teria um módulo em funcionamento dentro dos transportes coletivos para o envio de todas as coordenadas e rotas  cadastradas de maneira automática, permitindo a visualização em tempo real, funcionando como uma solução voltada para empresas de transporte público para servir de diferencial tecnológico”.

O projeto está em fase de vendas para a aplicação em frotas de ônibus da cidade de Itaú de Minas (MG), mas de acordo com o aluno da Unifran ainda prevê melhorias, “como acréscimo de funcionalidades, tais como tempo de rota, estimativa de tempo para cada ponto, quantidade de pessoas dentro de cada ônibus, entre outras”. O trabalho do trio já conquistou esse ano o terceiro lugar entre duas mil inscrições no concurso Telit Cup Brasil, empresa patrocinadora e especialista em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). 

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científica agrega para as IES um inestimável valor social e institucional.

Na edição de 2015, o CONIC-SEMESP recebeu número recorde de inscrições: 2.116 trabalhos, contra 2.004 em 2014, 1.887 em 2013 e 1.845 em 2012. Os números registram um crescimento de 104% na comparação com a 1ª edição, realizada em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos, confirmando o CONIC-Semesp como o maior congresso de iniciação científica do Brasil. Do total de inscritos, 2.024 trabalhos foram aprovados para participação efetiva no Congresso.

Os trabalhos foram produzidos por 3.132 alunos pesquisadores (autores) e orientados por 1.164 professores de 213 instituições de ensino superior de 21 estados brasileiros. Os trabalhos foram divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde (624 trabalhos aprovados – 260 concluídos e 364 em andamento); Ciências Exatas e da Terra (135 trabalhos aprovados – 48 concluídos e 87 em andamento); Ciências Humanas e Sociais (381 trabalhos aprovados – 158 concluídos e 223 em andamento); Ciências Sociais Aplicadas (238 trabalhos aprovados – 113 concluídos e 125 em andamento)  e Engenharias e Tecnologias (322 trabalhos aprovados – 98 concluídos e 224 em andamento).

Serviço

16º CONIC-SEMESP

Faculdade ENIAC

Endereço: Rua Força Pública, 89 – Centro – Guarulhos / São Paulo

Dias: 25 e 26 de novembro de 2016

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4410

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio (11) 94208-7576

(11) 2069-4419 / [email protected] / [email protected]

Gabriela Dias (11) 95449-1694

(11) 2069-4419 / [email protected]