Nos próximos dias 27, 28 e 29 de outubro, evento no formato presencial e online reúne especialistas nacionais e internacionais para debater oportunidades para o futuro da educação superior e desenvolvimento social e econômico da sociedade

O Semesp realiza o 23º FNESP, maior fórum de ensino superior da América Latina, de 27 a 29 de outubro, no formato híbrido (presencial no WTC, em São Paulo, e online via plataforma digital), para debater o tema principal “Educação superior além da crise: Por que as IES não vão desaparecer?”. A abertura do evento contará com a participação da presidente do Semesp, profa. Lúcia Teixeira, da presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, e do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Ao longo dos três dias, os participantes do FNESP 2021 poderão acompanhar uma série de palestras, debates e sessões simultâneas com especialistas nacionais e internacionais sobre assuntos que permeiam o tema principal do evento sob a ótica das oportunidades para o futuro da educação superior e o desenvolvimento social e econômico da sociedade, como alternativas de políticas públicas de educação, com foco em um ensino superior mais dinâmico, flexível, menos burocrático e mais competitivo, de gestão e transformação digital para as IES, e o impacto do mercado de trabalho no currículo e a atuação das instituições em redes de cooperação.

Entre os destaques da programação estão o especialista em Inovação e Transformação Digital, Walter Longo; a autora e professora de Liderança e Política Educacional na Universidade de Hofstra (Nova York, EUA), Rebecca Natow; o escritor do The Chronicle of Higher Education, Lee Gardner; o diretor de Educação e Skills da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Andreas Schleicher, o coordenador Setorial de Desenvolvimento Humano para o Brasil do Banco Mundial, Pablo Costa. Confira a programação completa do FNESP 2021.

Lançamento Projeto de Autoavaliação Institucional
No primeiro dia do evento, será apresentado o projeto de Autoavaliação Institucional para o Ensino Superior, desenvolvido pelo Semesp. O novo modelo de autoavaliação institucional será implantado, a partir de 2022, em 10 instituições de ensino superior de várias regiões do pais, que representam a diversidade do sistema em termos de porte, organização acadêmica e localização geográfica. O projeto do Semesp representa um avanço em relação aos instrumentos de avaliação adotados atualmente, pois ele é uma ferramenta de gestão e sustentabilidade do negócio das IES, com indicadores fundamentais para que uma instituição busque a excelência de seus processos.

HackLab FNESP
Durante a programação, o Semesp promoverá o 4º HackLab FNESP, uma maratona empreendedora em que estudantes universitários têm a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais da educação superior brasileira. As soluções desenhadas por meio da visão e experiência do jovem estudante, aliadas aos desafios das Instituições de Ensino Superior, serão apresentadas aos participantes na sessão final do FNESP. Nessa edição, os vencedores receberão prêmio de oito mil reais.

Livro Reset no Ensino Superior
O último dia do FNESP, sexta-feira (29), terá uma sessão dedicada ao lançamento do livro Reset no Ensino Superior, que traz uma série de textos referentes às palestras do evento realizado em 2020. Organizado por Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp, Reset no Ensino Superior aborda a necessidade de reconfiguração das instituições acadêmicas diante da rápida mudança registrada nos perfis profissionais e do surgimento de novas profissões, cujos reflexos têm sido significativos para a educação em todo o mundo. O livro já está disponível nas plataformas digitais Um Livro e Amazon.

Para manter a segurança dos participantes e cumprir os protocolos sanitários, a participação presencial no evento será limitada. Quem preferir poderá participar remotamente, com o evento sendo transmitido ao vivo via plataforma digital desenvolvida exclusivamente para o evento.

Serviço
23º FNESP
Tema: Educação superior além da crise: Por que as IES não vão desaparecer?
Data: 27, 28 e 29 de outubro de 2021
Local: WTC – World Trade Center São Paulo (Av. das Nações Unidas, 12.551) e Plataforma Digital
Mais informações e inscrições: https://www.semesp.org.br/fnesp/

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fnesp, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Mais informações e credenciamento da imprensa
Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
Convergência Comunicação Estratégica
(55 11) 2069-4419 | 97237-8237